Avião do Panamá é primeiro voo internacional a pousar na retomada plena do Salgado Filho
Voo internacional teve tripulação gaúcha e homenagens, 227 dias após enchentes tomarem o aeroporto

Por Felipe Faleiro
19/12/2024 17h51

Porto Alegre está novamente na rota de aviões internacionais, passados 227 dias do fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho devido às enchentes de maio. O primeiro desembarque, a partir do voo CM0821 da Copa Airlines, ocorreu às 23h45min da última quarta-feira, após decolar da Cidade do Panamá às 15h24min do mesmo dia, transportando 158 passageiros.

O piloto da aeronave da Copa Airlines foi o gaúcho Kees van Hattem, nascido em Dois Irmãos. Ele é irmão do deputado federal Marcel van Hattem (Novo/RS). O parlamentar compareceu ao aeroporto e acompanhou a aterrissagem e o desembarque acompanhado do deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), e do gerente nacional na companhia aérea Copa Airlines, Raphael de Lucca.

Em seu Instagram, o deputado celebrou a retomada da conexão do aeroporto com outros países. "Que orgulho. Depois da calamidade que fechou por mais de seis meses nosso principal acesso aéreo internacional ao Rio Grande do Sul, o voo da Copa Airlines que operava a rota Cidade do Panamá - Porto Alegre pousou à meia noite desta quinta-feira. Meu irmão, Kees van Hattem, e Guilherme Klein Schmitt foram os pilotos gaúchos que fizeram a rota que tocou o solo porto-alegrense nessa noite", afirmou.

Enquanto a aeronave se dirigia ao finger onde ocorreu o desembarque, bandeiras do Rio Grande do Sul e do Panamá foram hasteadas pelas janelas do piloto e do copiloto. O voo de retomada (CM821) partiu da cidade do Panamá às 15h06 desta quarta-feira (18) e aterrissou em Porto Alegre às 00h06 já desta quinta-feira (19), cerca de 14 minutos mais cedo do que o previsto. 158 passageiros estavam na aeronave. Na cabine, Kees van Hattem e Guilherme Klein Schmitt foram os pilotos gaúchos que fizeram a rota.

Já o primeiro embarque, pelo voo CM0820, também da Copa, foi à 1h35min de quinta-feira e o pouso ocorreu na capital panamenha às 6h38min, com 174 passageiros a bordo. O voo de retorno ao Panamá foi pilotado também por uma tripulação gaúcha. A piloto hamburguense Joseane Fabian Santarossa e o marido Gabriele Santarossa conduziram o Boeing 737 Max 9 da Copa Airlines na retomada do voo direto de volta à América Central, inaugurando também o primeiro embarque internacional no aeroporto após as enchentes.

Ambos os momentos foram de emoção incontida. Amigos e familiares aguardavam o grande momento, e, ao menos no embarque, foi montada uma estrutura com balões na área de check-in para que a despedida de Porto Alegre fosse calorosa. Já no pouso da primeira aeronave, bandeiras foram colocadas junto ao Boeing 737 MAX 9, uma do Panamá, país de origem da companhia aérea, e outra do Rio Grande do Sul.

“É uma realização para nós, uma festa que tem que ser celebrada, porque nossa história com Porto Alegre também não é de ontem. Começamos nossos voos aqui em junho de 2011, e destes 13 anos que atuamos, tivemos apenas duas paradas, a primeira na pandemia e a segunda agora”, disse o gerente-geral Brasil da Copa Airlines, Raphael de Lucca. De acordo com ele, a Cidade do Panamá é o principal hub da companhia, a partir da qual são feitos voos para outros destinos das Américas, como nos Estados Unidos.

 

Fonte Correio do Povo

menu
menu