Festival Santa Cruz de Cinema anuncia novidades para 2025 |
|
Internacionalização e rodadas de negócios foram anunciadas na última sexta-feira (31) durante evento de lançamento em Santa Cruz do Sul |
Na última sexta-feira, 31 de janeiro, o Festival Santa Cruz de Cinema, que chega a sua oitava edição, reuniu imprensa, patrocinadores e convidados na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul (RS), para anunciar as novidades deste ano.
Depois de 7 anos, o evento, que é um dos maiores festivais de curtas-metragens do Brasil, passará a ter um olhar internacional. O primeiro passo para a internacionalização será um intercâmbio com a América do Sul a partir de uma parceria inédita com o Departamento de Maldonado, no Uruguai, que realiza há 27 anos o Festival Internacional de Cine de Punta del Este. Nesta edição, serão exibidos em Santa Cruz do Sul curtas-metragens que participarão do festival latino, que acontece neste mês no Uruguai, através do projeto chamado Pantalla Maldonado, com apoio e incentivo do INCAU - Instituto Nacional Cinema e Artes Visuais.
“A partir do ano que vem, a gente abre as nossas portas para a América Latina, a gente vai ser um festival ibero-americano. E já nesse ano, teremos uma parceria com o Festival da Punta da Leste, que estará junto com a gente”, anunciou Diego Tafarel, um dos organizadores do festival.
Além da mostra latina, o Festival Santa Cruz de Cinema também irá promover uma noite de celebração ao cinema japonês, com a exibição de filmes japoneses e um jantar temático.
Primeiro encontro para o mercado irá reunir realizadores e players
Outra novidade desta edição é a realização de rodadas de negócios dentro da programação, proporcionando o encontro de realizadores da cidade com os principais players do mercado.
“A gente vai ter grandes players na nossa cidade, pela primeira vez, para olhar os projetos de Santa Cruz. Isso é uma virada, porque é também o primeiro evento de mercado no centro do estado. Então a gente está fazendo bem para nossa cidade e está fazendo bem para nossa região. A gente faz muita coisa de qualidade e precisa de oportunidade, é o que a gente vai ter”, disse Tafarel.
Durante as rodadas de negócios, os players irão escolher projetos locais para serem realizados. Atualmente, Santa Cruz do Sul tem 42 produtoras, o Santa Cruz Polo Audiovisual (SCPA), que trabalha para fortalecer as empresas da região, e ainda uma Film Comission, que atua na promoção da cidade como destino para a realização de produções.
Inscrições encerram dia 20 de fevereiro
As inscrições estão abertas e encerram dia 20 de fevereiro. Até o momento, mais de 270 filmes já foram inscritos e a expectativa é superar o número da última edição, que foi de 827 produções. Para a organização, este é um reflexo da importância do festival para os realizadores e também o resultado da ampla produção nacional.
O 8º Festival Santa Cruz de Cinema será realizado entre os dias 9 e 13 de junho, com entrada franca, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), e a programação contempla mostra competitiva, painéis, oficinas, homenagens, rodadas de negócios e debates sobre produção cinematográfica brasileira. A realização é do Sesc Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes.
8º Festival Santa Cruz de Cinema
De 9 a 13 de junho em Santa Cruz do Sul
Inscrições: Até o dia 20 de fevereiro pelo formulário online https://x.gd/hlrzP
Categorias: Mostra Nacional, aberta a produções de qualquer estado do país, e Mostra Olhares Daqui, dedicada exclusivamente a obras de Santa Cruz do Sul.
Site: https://festivalsantacruzdecinema.com.br/
Instagram: @festsantacruzcinema/