Oficinas do 16ª Seminário Ambiental Viva o Taquari-Antas Vivo iniciam nesta semana em escolas da região
Atividades antecedem o encontro final que está agendado para a manhã do próximo dia 18 no auditório do prédio 11 da Univates. Escolas interessadas em participar da programação podem entrar em contato pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br

Por Lucas Santos
09/09/2025 16h22

Cinco escolas da região recebem, a partir desta quarta-feira (10), as oficinas itinerantes da 16ª edição do Seminário Ambiental da ação Viva o Taquari-Antas Vivo. A programação, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, vai levar para instituições que manifestaram interesse, oito atividades de educação e conscientização ambiental.

Ministradas por educadores sociais voluntários do programa, as oficinas visam promover a reflexão e o engajamento dos estudantes, despertando assim, o interesse para a preservação ambiental. As atividades nas escolas antecedem a programação de encerramento, que acontece na manhã do dia 18 no auditório do prédio 11 da Univates.

Segundo a diretora de Responsabilidade Social Corporativa da Acil, Luana Hermes, as ações do seminário reforçam a importância de sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e torna-los multiplicadores da causa. "A educação ambiental é uma porta de entrada para transformar a perspectiva da comunidade escolar, despertando a responsabilidade sobre os cuidados com a natureza e os impactos que nossas ações provocam no meio ambiente. O objetivo das oficinas é estimular os estudantes a desenvolverem uma consciência mais crítica e o interesse em compartilhar esse conhecimento em suas famílias e comunidades", comenta.

Ação de Encerramento

As atividades itinerantes estendem-se até o dia 17 e o encerramento da 16ª edição do Seminário Ambiental da ação Viva o Taquari-Antas Vivo será na manhã do dia 18 na Univates. A programação terá palestra com o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, comandante Luís Maya, com a engenheira ambiental e especialista em mudanças climáticas, Tanara Schmidt, e com o capitão de Mar e Guerra da Capitania Fluvial dos Portos de Porto Alegre, Flávio Firmino.

A atividade de encerramento é aberta para escolas e instituições que têm interesse em tornarem-se protagonistas na construção de comunidades mais conscientes, sustentáveis e resiliente. As inscrições são gratuitas e as confirmações de presença dos professores e estudantes podem ser feitas através do e-mail da UPV Lajeado – parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

menu
menu