
A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) realizou, nesta sexta-feira (12), mais uma edição da tradicional Reunião-Almoço, desta vez com foco em um tema cada vez mais frequente ao cotidiano de todos, mas também a cada dia mais atuante e importante ao ambiente empresarial: a Inteligência Artificial (IA). O tema foi ministrado pelo professor e especialista em Tecnologia da Informação (TI), consultor em Dados e em IA, Edson Ahlert.
O encontro ocorreu mais uma vez na Società Italiana Fiori Dei Piani, reunindo lideranças sociais e políticas, empreendedores e representantes da comunidade geral. Um espaço foi aberto na programação para apresentação, por parte do sócio Nilto Scapin, do projeto "A Ponte dos Vales", que busca a construção de uma nova ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul, como alternativa à BR-386, em projeto que conta com o apoio da Cacis.
Realidade presente
Em sua apresentação ao público, Ahlert ministrou a palestra "A Inteligência Artificial aplicada aos negócios: criatividade e inovação geram vantagem competitiva". Ele destaca que a tecnologia já deixou de ser tendência para se tornar realidade no dia a dia das pessoas e organizações, influenciando desde tarefas operacionais até decisões estratégicas. "A questão é que ainda estamos atrasados em relação ao que a AI já representa e significa em muitos lugares do exterior, e mesmo lá muitos avanços ainda serão feitos. E isso ocorrerá mais rápido do que imaginamos", diz.
O professor ressaltou que a IA pode ser um diferencial competitivo quando utilizada de forma inteligente, responsável e alinhada às necessidades do mercado. "Um mandar, depois copiar e colar, sem revisar, pode dar problemas", alerta. "A comparação é simples: 1 pessoa + IA > 2 pessoas", pontua. Ele afirma que não devemos enxergar a IA como inimiga ou substituta, mas como parceira. IA não substitui, soma. Ela colabora conosco, assim como devemos colaborar com ela. A combinação multiplica resultados, ou seja, trabalhamos com mais precisão e agilidade, trazendo melhores soluções aos nossos desafios e problemas", explica.
"Quando inventaram a calculadora gritaram dizendo que o homem não pensaria mais. Quando inventaram o computador, afirmaram que o ser humano regrediria, não usaria mais de sua capacidade mental. E isso ocorreu? Pois fazem o mesmo agora. Olhem quantos avanços foram feitos", diz Ahlert, ao alertar ainda para alguns perigos da IA sim, como as Fake News. "A IA não está de passagem. Está apenas chegando ao nosso convívio. É sim um superpoder que estamos tendo acesso, e quem souber fazer uso dele vai ter grandes vantagens."
Apoio institucional - São patrocinadores fixos das RAs em 2025 os sócios Cacis: Altari; Brasilata; BRDE (Banco regional de Desenvolvimento Extremo Sul); Casa Americana Estrela-Lajeado; CDL Porto Alegre; Corretores Franqueados da Prudential do Brasil (Daniel Aires e Rodrigo Bandeira); Dinna; Eidt Empreendimentos Imobiliários; Gardel Imóveis; Grupo A Hora; Grupo Medical San; Launer Química; Nexsul Conectividade; Falara – Gestão de Marcas; RSData software de sst; Sicredi; Tecnosom – produções e eventos; Unimed vales do Taquari e Rio Pardo. O café do evento ficou por conta do Quiero Café.