Segunda rodada de audiências públicas para construção do novo Plano Diretor é realizada em Muçum
Propostas preliminares apresentadas definem prioridades para o desenvolvimento urbano e rural, buscando mais segurança, sustentabilidade e guiando o crescimento planejado do município

Por Mariele Agostini
14/10/2025 17h57

Ontem (13), aconteceu em Muçum a segunda rodada de audiências públicas para atualização do Plano Diretor do município. Na parte da tarde, os profissionais da Univates apresentaram as propostas voltadas à área rural, no salão da comunidade de Barra das Contas. Já no fim do dia, a audiência com a população da área urbana foi realizada na Câmara de Vereadores.

Nesta etapa, foram apresentadas as propostas preliminares, resultado dos estudos e mapeamentos realizados, somados aos apontamentos feitos pela comunidade durante as audiências públicas de abril e na oficina com as crianças dos 5º anos das escolas municipais e da escola estadual. Sete eixos temáticos foram definidos como prioritários para a elaboração do documento: Uso do solo e expansão urbanística; Recuperação ambiental e áreas degradadas; Conectividade entre áreas urbanas e rurais; Mobilidade e acessibilidade; Desenvolvimento econômico com diversidade da matriz produtiva; Incentivo ao turismo e preservação da cultura local; Investimento em infraestrutura urbana e equipamentos públicos.

As propostas apresentadas envolvem atualizações no perímetro urbano, com a inclusão de novas áreas de expansão, além da definição do macrozoneamento, da hierarquia viária, do zoneamento urbano e do regime urbanístico. O prefeito Mateus Trojan destacou a importância da atualização do Plano para o futuro de Muçum: “É um documento que vai garantir que a cidade cresça de forma segura, preservando a vida dos moradores e garantindo o futuro de Muçum. Algumas áreas consideradas de risco não poderão mais receber determinadas construções, é difícil pensarmos sobre isso, mas é necessário. Estamos planejando o futuro de maneira mais segura, para que não precisemos mais sofrer de maneira tão intensa com os eventos climáticos extremos”, afirmou o prefeito.

O Plano Diretor de Muçum está sendo desenvolvido pela Univates e financiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), com o apoio da Prefeitura de Muçum. Como lei municipal, o Plano Diretor tem a função de organizar o crescimento e o funcionamento do município, abrangendo tanto as áreas urbanas quanto rurais. Após os eventos climáticos extremos de 2023 e 2024, a atualização do Plano tornou-se uma prioridade, garantindo que o processo de expansão urbanística ocorra de forma segura, sustentável e planejada.

menu
menu