
O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) é celebrado neste dia 16 de outubro no mundo todo. A data, criada em 1948 pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, comemorada por tradição sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, é um marco na reflexão sobre a relevância do modelo cooperativista na sociedade e enaltece o papel destas instituições na promoção do desenvolvimento em diferentes países. Em sintonia com o reconhecimento global, 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, sob o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, reforçando ainda mais a importância do cooperativismo no cenário mundial.
Pioneiro no cooperativismo de crédito no Brasil, o Sicredi materializa o lema da 77ª edição do DICC — “Cooperação para um Mundo Próspero” — por meio de ações que promovem a prosperidade econômica e impulsionam o desenvolvimento social nas comunidades onde atua. Com uma presença enraizada e colaborativa, a instituição transforma a cooperação em resultados concretos, fortalecendo vínculos e gerando impacto positivo na vida das pessoas.
A celebração global do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito evidencia a força e a expansão contínua desse modelo que recebe relevância em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. De acordo com o Portal do Cooperativismo Financeiro, o movimento está presente em mais de 150 países, reunindo mais de 700 milhões de associados ao redor do mundo. No Brasil, já ultrapassou a barreira dos 21 milhões de cooperados, atendidos por 753 cooperativas espalhadas pelo país. Em 470 dos mais de 3.200 municípios atendidos, as cooperativas de crédito são a única instituição financeira com agência física, garantindo acesso a serviços exclusivos e únicos para milhares de famílias.
Nesse contexto de crescimento global e nacional, o Sicredi se destaca como referência: a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – com mais de 120 anos de trajetória, quase 10 milhões de associados e mais de 3 mil agências em todo o território nacional, se solidifica, cada vez mais, como alavanca da prosperidade.
No Sicredi, o compromisso com uma sociedade mais próspera se traduz em ações concretas que vão além da oferta de produtos e serviços financeiros. A presença física nas comunidades permite um atendimento próximo e personalizado, transformando as agências em espaços de convivência e inclusão. São frentes como os programas sociais e de educação, a Distribuição de Resultados, o Fundo Social e os patrocínios a eventos culturais e esportivos, que materializam o impacto positivo do Sicredi.
Para o presidente da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Ernani Abel, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito e o Ano Internacional das Cooperativas reforçam o papel protagonista desse modelo de negócio no desenvolvimento econômico e social. “Ao escolher uma cooperativa de crédito para realizar suas operações financeiras, o associado contribui também com a sua comunidade, por meio de ações que promovem inclusão financeira, desenvolvimento local e fortalecimento social, criando um ciclo virtuoso de colaboração e prosperidade”, destaca.