Cacis Estrela é case modelo para criação de entidade comercial em Brochier
Lideranças e empresários da cidade conheceram modo de operação da Cacis Estrela e saíram motivados a implantar entidade local

Por Rodrigo Angeli
10/11/2025 14h48

A atuação da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela tem ultrapassado as fronteiras municipais e regionais. Nesta semana, a entidade foi mais uma case, agora em evento realizado na cidade de Brochier-RS, onde lideranças locais, empresários e profissionais liberais buscam apoio e informações para a fundação de uma entidade comercial representativa no município.

Representantes da comunidade organizaram reunião especial na sede da Câmara de Vereadores, onde o presidente da Cacis, Claus Wallauer, apresentou o modelo de atuação da entidade estrelense. Recentemente, a Cacis foi homenageada em Porto Alegre por suas atuações nos programas Retomada e Reconstrói e recebeu visita da ADCE entidade comercial de Caxias do Sul na busca de parcerias.

Também estiveram presentes secretários municipais do Desenvolvimento e gerentes de instituições financeiras, que acompanharam atentamente o relato sobre o papel da Cacis no fortalecimento do comércio e na mobilização empresarial e social de Estrela e região.

Associativismo ativo

Durante o encontro, Claus Wallauer apresentou aos participantes um escopo da estrutura da entidade, seu modo de operação e trabalho, também ações e metas, assim como os desafios enfrentados. “O protagonismo conquistado e o espírito de voluntariado que move as ações da associação precisam ser destacados e valorizados. As nossas campanhas e ações também, e quando digo isso não são apenas as comerciais, que poderiam ser o foco exclusivo, mas principalmente as de cunho social, que à primeira vista talvez nem fariam parte de nossa proposta”, explica. “Prezamos sim pelo desenvolvimento econômico, mas sabemos que para este se completar precisa vir acompanhado do fomento social. E nossa atuação nas enchentes, e antes mesmo dela, em diversos projetos, liderados por nós ou que tem a Cacis como apoio, como foi mais recentemente o projeto da Ponte dos Vales, são um exemplo disso”, reiterou.

Motivação para um começo

Segundo depoimento dos presentes ao evento, a apresentação despertou grande interesse e motivação entre os participantes. O grupo elogiou o trabalho desenvolvido pela Cacis, ao reconhecerem também que a amplitude das ações realizadas em Estrela pela entidade era bem maior do que imaginado. “Não temos no momento uma entidade representativa atuante no nosso município. A ideia desta constituição saiu de um grupo informal dos atingidos pelas enchentes de maio de 2024. E a percepção de todos os participantes com o caso da Cacis foi muito positiva, inspiradora. Engaja os participantes a formalizar a nossa associação comercial, com o intuito de crescermos juntos, de forma organizada e sustentável”, destaca ele.

E a repercussão foi de fato imediata: a reunião resultou na formação de uma lista com cerca de 40 voluntários dispostos a iniciar o processo de criação de uma associação comercial em Brochier. A lojista e empresária Cleris Maria Ritter é uma das voluntárias. “Adoramos o exemplo do trabalho realizado pela Cacis, até pela dimensão que ele tem para com outras causas que não apenas as empresariais. E é isso que buscamos, por isso também nos sentimos mais encorajados, empolgados e decididos a levar a ideia adiante”, diz. “Sabemos que será algo trabalhoso, que precisará de muitas mãos, mas agora nos sentimos ainda otimistas em tocar o projeto que visa tornar a nossa cidade ainda melhor”, pontua.

Ainda de acordo Wallauer, oportunidades de integração, troca de experiências e conhecimento como este são muito importantes. “Ver o exemplo da Cacis inspirar outras comunidades a se organizarem e acreditarem na força do associativismo é motivo de orgulho para todos nós. Nosso propósito é unir pessoas e ideias em prol do desenvolvimento local — e saber que isso está se expandindo é um grande reconhecimento.”

menu
menu