SEGURANÇA PÚBLICA RS confirma repasse de R$ 5,5 milhões para nova sede da BM em Estrela
Investimento do Plano Rio Grande viabiliza obra em área cedida pelo Município projeto será executado pela Secretaria de Segurança Pública

Por Rodrigo Nascimento
11/12/2025 15h25

 O Diário Oficial do Estado trouxe, em sua edição desta quinta-feira, 11, a confirmação para a construção da nova sede da Brigada Militar (BM) de Estrela. O projeto integra o Plano Rio Grande no eixo “RS do Futuro”, com recursos do CFundo do Plano Rio Grande (Funrigs), já vinculados ao programa de reestruturação das forças de segurança. O investimento é de R$ 5.542.333,00 e o projeto será executado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em uma área central doada pelo Município de Estrela.
A área destinada ao empreendimento está localizada no Bairro Boa União e foi cedida pelo Município ao Estado, por solicitação da Brigada Militar ao município. O terreno colocará a sede da BM em uma região central do mapa de Estrela, com acesso às rodovias RSC-453, ERS-129 e BR-386, assim como a área central do município. A prefeita Carine Schwingel ressalta que a instalação da BM consolida um processo estratégico de reorganização urbana, preservação da segurança operacional e fortalecimento da política pública de proteção social. “O Município de Estrela agiu com rapidez e responsabilidade ao garantir uma área segura, ampla e com todas as condições para o início imediato do projeto. Essa decisão demonstra a capilaridade da gestão e a articulação política junto ao governo do Estado”, explica a prefeita ao agradecer ao vice-governador do Estado, Gabriel Souza, por ter encaminahado a demana junto ao governador Eduardo Leite e à ao secretário Estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi. 
A presidente da Associação Estrelense Pró-Segurança Pública (Aespro), Elaine  Goergen Strehl acrescenta que a articulação foi construída de forma permanente ao longo dos últimos meses, envolvendo diferentes instâncias estaduais e entidades. “Trabalhamos de forma contínua para que este investimento se consolidasse. É uma vitória coletiva construída com diálogo, técnica e foco no interesse público”, afirma Elaine. 
O novo prédio que será destinado à BM, segundo a prefeita, corrige uma fragilidade histórica e reforça a resiliência da rede pública local. “Estamos superando uma etapa difícil. A confirmação do investimento mostra que o Estado compreende nossas prioridades, reconhece o impacto da catástrofe de 2024 e reafirma seu compromisso com Estrela e com a proteção de quem vive aqui.”


Fora da inundação
 
A antiga sede da Brigada Militar, localizada na Rua Coronel Brito, ficava em área alagável e teve sua estrutura severamente comprometida durante os eventos climáticos de maio de 2024. Desde então, o efetivo atua provisoriamente no prédio do Institudo Nacional de Seguro Social (INSS), na Avenida Rio Branco. O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Vale do Taquari (CRPO-VT), coronel Samaroni Teixeira Zappe, destaca a dimensão do impacto causado pelas enchentes e a relevância da decisão institucional tomada pelo Município. “A sede da Brigada Militar em Estrela foi severamente atingida, danificando o quartel e deixando-o sem condições de uso, o que nos forçou a buscar um endereço provisório junto ao INSS”, afirma. 
Ele ressalta que a escolha do novo terreno foi decisiva para avançar na reconstrução, sobretudo, para a operação da Brigada Militar no município. “A destinação do local pela prefeita em área fora da cota de inundação foi passo fundamental para buscarmos os recursos do Funrigs e viabilizar o projeto. A liberação do recurso representa a certeza da construção de um novo quartel em local seguro, que aprimora o serviço de segurança pública e elimina o risco de descontinuidade em caso de novas inundações”, complementa.

menu
menu