A sede da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela recebeu, na manhã desta quarta-feira (04), representantes de diversas áreas público-privadas para a reunião de alinhamento da ação, em Estrela, do Viva o Taquari-Antas Vivo. A mobilização, em sua 19ª edição regional, volta a ser realizada após a pausa de 2025 e este ano ocorrerá em sete municípios da região na manhã do dia 21/03.
A programação, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, ocorrerá de forma simultânea nas cidades de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires. Em Estrela, a atividade que conta mais uma vez o apoio da Cacis e do Governo Municipal, será também de novo comandada pela Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho. Os locais de realização da ação em cada município serão divulgados de forma pontual, mas em Estrela já tem local definido: Parque da Lagoa, a partir das 7h30min. Caso chova, será transferida para o dia 28. Em 2024, apenas em Estrela foram cerca de 120 voluntários e mais de uma tonelada de resíduos retirados do Rio Taquari e suas margens, além da realização de ações especiais como o plantio de mudas.
Parcerias
Participaram da reunião na Cacis entidades, órgãos, imprensa, representantes dos Poder Executivo e forças especiais, entre estes Univates, Sicredi, Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), Lions e Rotary, secretarias municipais, departamentos e empresas privadas já parceiras das causas ambientais e outras edições do evento, inclusive com a doação de materiais, como o caso da Plastrela, Folhito, Tangará e Launer Química.
No encontro foi apresentada a programação prévia (pode ser conferida abaixo), algumas diretrizes e definida a criação de um grupo no Whats para a troca de informações, ideias e mobilização. Ainda são aceitas parcerias. Basicamente, ao menos do lado de Estrela, a atividade se concentrará nas margens do Taquari. A participação voluntária da população está aberta através de cadastro físico e/ou online.
Mobilização
Segundo a diretora de Responsabilidade Social Corporativa da Acil, Luana Hermes, também coordenadora da Sala Verde de Estrela, a adesão de mais municípios da bacia Taquari-Antas reforça a relevância da iniciativa. “Nosso principal objetivo é olhar com atenção para os recursos hídricos, promover a educação ambiental voltada à preservação e incentivar a prática do voluntariado organizado”, destaca. Rodrigo Tomasi, presidente eleito da Cacis, reforçou a importância da mobilização. “Não podemos, depois das enchentes, olharmos para o Rio Taquari como vilão de tragédias. Tiramos muito proveito dele, sendo que ele também é uma vítima, muitas vezes, das ações incorretas da população. Precisamos nos reaproximarmos.”
De forma regional, empresas, entidades e clubes interessados em participar da edição de 2026 podem entrar em contato com a UPV Lajeado pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br ou pelo telefone/WhatsApp (51) 3011-6900. Em Estrela o grupo de Whats pode ser acionado pelo número (51) 51 98019-9062
Dia D
Ainda dentro da causa ambiental, será realizado, no próximo dia 07 de março, a primeira das três edições do Dia D Descarte de Estrela, que também conta com o apoio da Cacis e poder executivo através da Sala Verde. A mobilização para recolhimento de itens especiais que não devem ser descartados no lixo comum, como pilhas, lâmpadas, vidros, eletrônicos e óleo de cozinha usado; e será mais uma vez realizado em modelo drive-thru, na Praça Menna Barreto, em frente à Prefeitura, das 9h às 11h30min.
Programação Prévia Viva Taquari-Antas Vivo em Estrela
7h45min – Recepção
8h - Abertura do evento
8h15min - Alongamento
8h30min/9h30min - Recolhimento de resíduos
9h30min - Roda de chimarrão: Legado das águas
10h30min - Conversa com a Defesa Civil (banho -
Desassoreamento)
- Exposição do Caminho do Lixo.

