Cristo Protetor de Encantado arrecada 1,5 tonelada de alimentos em campanha solidária ao longo de 2025
A campanha de doação segue ativa ao longo deste ano, reforçando o compromisso do Complexo Cristo Protetor com ações de caráter social e comunitário, ampliando o alcance da solidariedade entre moradores, visitantes e pessoas que mais precisam

Por Luciano Nagel
10/02/2026 15h30

O Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, arrecadou ao longo de 2025 cerca de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis por meio de uma campanha solidária promovida pela Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE). A iniciativa permite que moradores do município tenham acesso gratuito ao Complexo religioso mediante a apresentação da carteira do SUS com selo municipal e a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Todo o volume arrecadado é destinado à Cáritas de Encantado, entidade responsável pela organização e distribuição dos donativos. A ação alia fé, turismo e solidariedade, reforçando o papel social do Cristo Protetor junto à comunidade local.

A Cáritas é uma confederação internacional de organizações humanitárias ligadas à Igreja Católica, presente em mais de 200 países. Sua atuação é voltada à solidariedade, à assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade e à promoção da justiça social, com ações no combate à pobreza, no apoio em situações de emergência e na defesa dos direitos humanos, sempre fundamentada no amor cristão e na dignidade da pessoa humana.

Segundo a presidente da Cáritas de Encantado, Carla Casagrande Canova, os alimentos arrecadados são distribuídos a famílias do município em situação de vulnerabilidade social e também a imigrantes haitianos e venezuelanos que buscam em Encantado uma nova alternativa de vida e trabalho. “Ajudamos a todas as famílias, quando possível, independente da distinção de origem, raça ou gênero”, afirmou.

Carla explica que, embora itens como massas, arroz e feijão sejam recebidos com frequência e sempre bem-vindos, há uma demanda maior por outros produtos que compõem a cesta básica. Entre os alimentos mais solicitados no momento estão açúcar, sachês de café, óleo de cozinha, biscoitos para crianças, sal e caixas de leite. “Sempre há outras necessidades além dos alimentos que tradicionalmente recebemos”, comentou.

A Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE) informa que a campanha de doação segue ativa ao longo deste ano, reforçando o compromisso do Complexo Cristo Protetor com ações de caráter social e comunitário, ampliando o alcance da solidariedade entre moradores, visitantes e pessoas que mais precisam.

menu
menu