Comerciantes, empresários, estudantes e representantes da comunidade participaram, na quinta e na sexta-feira, dias 22 e 23 de outubro, da programação do Desenvolve Muçum. Promovida pela Prefeitura em parceria com o Sebrae, a iniciativa aproximou diferentes públicos de conhecimentos e reflexões sobre empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e futuro profissional.
A proposta foi incentivar quem já empreende e despertar novas possibilidades entre crianças e adolescentes, gerando um movimento de valorização das ideias, dos talentos e das potencialidades do município.
Na quinta-feira à noite, o escritor, professor e palestrante Angelo Heitor Crocoli Longhi conduziu um encontro com comerciantes, empresários, estudantes e representantes da comunidade. Com mais de 20 anos de experiência em comunicação e desenvolvimento de pessoas, abordou temas como neurociência, busca por resultados e a influência das atitudes individuais na vida coletiva.
Em uma conversa marcada por reflexões, interação e momentos de descontração, Angelo destacou a importância de colocar ideias em prática, assumir o protagonismo e desenvolver uma mentalidade comunitária positiva. O encontro também abriu espaço para pensar sobre a união da comunidade e a retomada da confiança nas possibilidades de Muçum.
Na sexta-feira, a programação teve continuidade na Câmara de Vereadores, com atividades voltadas aos estudantes. Pela manhã, Maurício Rech reuniu alunos do 3º ao 5º ano das escolas municipais e estadual. Por meio da música e de histórias, incentivou as crianças a persistirem nos seus sonhos, valorizarem a criatividade e investirem nas boas ideias.
À tarde, os alunos do 6º ao 9º ano da escola estadual participaram da palestra com Guilherme Silva. O mercado de trabalho atual, os avanços tecnológicos e a inteligência artificial estiveram entre os assuntos abordados, junto às qualidades humanas que nos diferenciam das máquinas. A conversa também tratou da coragem de seguir em frente e da persistência na busca pelos objetivos.
Para o prefeito Amarildo Baldasso, reunir a comunidade e envolver as escolas é uma forma de incentivar o desenvolvimento a partir das pessoas: “Temos pessoas que trabalham muito, mantêm seus negócios, estudam e querem construir um futuro aqui. Queremos estar ao lado delas, oferecendo oportunidades para aprender, trocar experiências e desenvolver suas ideias. Foi muito bom ver a comunidade participando e, depois, esse trabalho chegando às crianças e aos jovens. É esse movimento que queremos incentivar: pessoas com confiança para agir e contribuir com o futuro de Muçum”, destacou o prefeito.
Ao conectar o incentivo ao empreendedorismo com a formação das novas gerações, o Desenvolve Muçum busca gerar confiança e motivar as pessoas a acreditarem nas possibilidades da cidade. A proposta é estimular boas ideias, apoiar quem deseja empreender e incentivar a comunidade a investir seu talento, seu trabalho e seus projetos no futuro de Muçum.

