Em tempos de pandemia, é fundamental encontrar o equilíbrio entre foco e descanso na preparação ao ENEM
Colégio Teutônia desenvolve atividades especiais de apoio aos formandos do Ensino Médio

Por Leandro Augusto Hamester
03/08/2020 15h29

A pandemia do Covid-19 nos leva a tempos difíceis e desafiadores. Por outro lado, a adversidade nos dá a oportunidade de evoluir. No Colégio Teutônia a realidade não é diferente, com professores, estudantes e famílias vivendo período de adaptação.

A coordenadora do Ensino Médio, Aline Schonhorst, fala de uma reinvenção da sala de aula e das práticas docentes e discentes. “Num curto espaço de tempo as aulas presencias deram lugar às aulas remotas”, comenta. No dia 23 de março, atendendo aos requisitos do Decreto 01/2020 do Conselho Nacional de Educação com data de 18 de março, o CT iniciou com o modelo 100% de atividades domiciliares.

 

Nova etapa

 

Na reta final da vida escolar surgem muitos sentimentos. Se nas aulas presenciais os estudantes da 3ª série do Ensino Médio enfrentam incertezas com relação ao futuro, nesse ano atípico as expectativas são mais intensas. O CT está desenvolvendo uma série de atividades no apoio a esses jovens, desde conversa com psicóloga para auxiliar na escolha profissional até dicas para lidar com a ansiedade característica dessa etapa.

Entre vídeos, slides, exercícios, testes, simulados e ferramentas interativas, professores e estudantes interagem acerca dos conhecimentos necessários ao nível de ensino. “Desde 2017 o CT possui parceria com o projeto ‘Google for Education’ e conta com ferramentas tecnológicas que auxiliam e instrumentalizam professores e estudantes para atividades mais interativas. Os professores participaram de diversas formações e os estudantes receberam orientações, aprendendo a melhor forma de utilizar as diferentes ferramentas Google nas aulas ao longo desses anos”, enumera Aline.

O professor de Geografia do CT, Lucas Porfírio Schneider, tem usado a criatividade para motivar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio nas aulas online. Crédito foto; Lediane Oliveira

Provas do ENEM em 2021

 

Com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (ENEM) adiadas para janeiro e fevereiro de 2021, o tempo de preparação foi ampliado. O jovem Arthur Allebrandt Werlang (18), que almeja a graduação em Ciências da Computação, tem aproveitado ao máximo as aulas, atividades online e o material didático que já vinha sendo utilizado desde o início do Ensino Médio para se preparar. “O adiamento do ENEM foi importante, temos mais tempo de preparação, embora eu acredite que estaríamos prontos se a data tivesse sido mantida, uma vez que nossos estudos nunca foram interrompidos, somente mudaram de formato”, comenta.

 

Organização e disciplina

 

A dica de Arthur para o aprendizado remoto é a organização e a disciplina. “Com tantas distrações possíveis, manter-se concentrado e sermos independentes quanto às nossas rotinas de estudo é um desafio. O ideal é encontrar o equilíbrio entre foco e descanso.”

Por outro lado, ele valoriza o uso da tecnologia para pesquisas complementares e a realização de outras atividades no tempo que antes era “gasto” no deslocamento ao colégio.

 

Novas metodologias

 

O professor de Geografia do CT, Lucas Porfírio Schneider, tem usado a criatividade para motivar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio nas aulas online. “Tivemos que adaptar nossas metodologias de aula. Encontros pelo Google Meet demandam exposição de assuntos de maneira mais sucinta por parte do professor. Além disso, estimular os estudantes com perguntas durante a discussão é fundamental, fazendo com que se mantenham atentos durante toda aula, alternando com momentos de leituras, exercícios do ENEM e de diferentes universidades, além de espaço para o esclarecimento de dúvidas”, revela.

Entre as dificuldades, Schneider cita a falta da rotina com os estudantes na própria situação presencial de sala de aula, “que permite mais diálogo e interação cotidiana para perceber suas dificuldades e sua imersão nos estudos, além de situações de falhas na internet”. Por outro lado, o formato de ensino domiciliar “permite que o estudante desenvolva o senso de autonomia em relação a sua rotina e seus hábitos de estudo”.

 

Transpiração e expectativa

 

Os estudantes do CT têm tido excelente desempenho no ENEM, que é considerado o principal instrumento de avaliação da educação básica no Brasil, além de ser importante porta de entrada para o Ensino Superior no país. “É um grande atalho, que pode ser construído ao longo da vida escolar da educação básica. Tudo isso não acontece ‘num mar de rosas’, há muita transpiração e entendimento de que podemos mais. É preciso acreditar e perseguir esse objetivo, e isso dá trabalho”, comenta o diretor Jonas Rückert.

A expectativa quanto ao desempenho dos estudantes é bastante positiva. “O CT estabelece o compromisso com o conhecimento, oportunizando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para um bom desempenho, não só em avaliações, mas também na vida cotidiana. Os estudantes são a nossa maior riqueza e precisamos oferecer a eles conhecimento e condições para distinguir e compreender diferentes realidades, para que consigam agir de forma responsável na sociedade, transformando a vida que os cerca”, conclui Aline.

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