Comissão Gaúcha de Folclore escolhe sua nova Diretoria
Entre as diversas metas da nova Diretoria estão a promoção de exposições itinerantes pelo RS, a realização do 2º Forum Estadual de Folclore, a publicação do livro dos 75 anos da CGF e um trabalho especial sobre os 70 anos da Carta do Folclore

Por Erika Hanssen Madaleno
19/02/2021 15h12

A Comissão Gaúcha de Folclore (CGF) realizou na tarde de terça (16/02) sua assembleia geral ordinária virtual para eleição da nova diretoria, gestão 2021-23. Por unanimidade, foi eleita a chapa que tem Rogério Bastos como presidente, Marco Aurelio Alves (Ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura) como 1° vice e Renata de Cássia Pletz para a 2ª vice-presidência.


Aimara Bolsi será a 1ª secretária e Vera Aguiar a 2ª secretária. Paula Simon Ribeiro foi eleita 1ª tesoureira e Daniel Zardo como 2° tesoureiro. A Diretoria de Eventos ficará a cargo de Paulo Elias e Delurdes Costa. Como diretores de Interior, Rui Rodrigues e Mara Muniz, enquanto Maria Eunice Maciel assume a Diretoria de Pesquisa e Publicações. Na área de Comunicação, assume Erika Hanssen Madaleno.


Entre as diversas metas da nova Diretoria, estão a promoção de exposições itinerantes pelo Estado, a realização do 2º Forum Estadual de Folclore, a recriação de um programa radiofônico sobre Folclore, a publicação do livro dos 75 anos da CGF e, especialmente, realizar um trabalho especial sobre os 70 anos da Carta do Folclore Brasileiro.


A Comissão Gaúcha de Folclore foi fundada em 23 de abril de 1948 por Dante de Laytano, que reuniu um grupo de intelectuais, artistas e professores universitários com o objetivo de estudar as manifestações da cultura popular do Rio Grande do Sul.


A CGF é filiada à Comissão Nacional de Folclore juntamente com as outras 24 Comissões de outros estados e, como as demais, segue as diretrizes da Carta do Folclore Brasileiro, aprovada em 1951 durante o I Congresso Nacional de Folclore no Rio de Janeiro, revista em 1995 durante o IX Congresso Brasileiro de Folclore realizado em Salvador (que completa este ano 70 anos).

Conheça Rogério Bastos

Jornalista com formação também em História pela FAPA onde fez Pós Graduação em História contemporânea, Pós Graduado pela FIJO/PUCRS em Administração no Terceiro Setor. Diretor da Bastos Produções, profissional das áreas de Marketing e eventos, com mais de 50 palestras anuais pelo RS e fora dele. Formado em comunicação pela FEPLAM, profissional em apresentação, locução, noticiador, produtor Executivo de Rádio e televisão. Autor do tema dos festejos farroupilhas 2013 - "O RS no imaginário social" Diretor de Divulgação CITG Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore Diretor de Relações Internacionais da CBTG Autor do Livro MTG 50 anos de preservação e valorização da cultura gaúcha

menu
menu