Índice de vacinados com a primeira dose deve chegar aos 40 por cento em Estrela
Estrela realizará mais três etapas de vacinação contra a Covid esta semana, faixa etária pode baixar e percentual da população que já recebeu a primeira dose deve melhorar

Por Rodrigo Angeli
07/06/2021 16h18

Na campanha contra a Covid-19, Estrela já superou a marca dos dez mil vacinados com a primeira dose (D1) e deve ver este número, como também da segunda dose (D2), crescerem significativamente nos próximos dias com a realização de novas etapas de vacinação. A primeira ocorre já nesta terça-feira (07), no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, voltada o público em geral com 59 anos ou mais; com comorbidades acima dos 18 anos e demais especificidades; e profissionais da educação. Estão programadas mais etapas esta semana, quando a idade das pessoas aptas a serem vacinadas poderá ser reduzida.

Considerando a população estimada de Estrela, que hoje é de 34 mil pessoas, o índice de vacinação da população com a primeira dose supera os 29%. O índice cresce muito, e supera os 37%, quando o cálculo leva em consideração apenas o público-alvo apto. Ao todo são exatamente 10 mil cidadãos com a D1 e 5.540 com a segunda dose (D2). A expectativa é que entre 1,5 mil e duas mil pessoas possam ser imunizadas esta semana, e assim o percentual deve chegar aos 40%.

Etapa geral

Depois de realizar etapas exclusivas para vacinar profissionais de educação das três redes de ensino, o município atingiu mais de 85% deste público-alvo. Quem ainda não realizou a vacinação deste grupo, entre outros motivos por terem realizado recentemente a vacina contra gripe, terá novas oportunidades a partir de então nas etapas realizadas juntos aos demais grupos prioritários. A primeira ocorre nesta terça (08). Além dos educadores, poderão buscar a D1 pessoas acima dos 59 anos ou mais; com comorbidades e demais especificidades acima dos 18 anos, como ter Síndrome de Down; estar vivendo com HIV/Aids; ou deficiência permanente. Entre as exigências está a de apresentar receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia); comprovante de residência; documento de identidade com CPF.

Outras

Na quarta (09) e no sábado (12) estão pré-agendadas etapas para o mesmo público, mas dependendo da procura do público na etapa desta terça-feira (08), a Secretaria da Saúde não descarta baixar a idade média. A decisão ocorrerá após ser realizado o balanço da mesma, ao longo da tarde da respectiva data. Uma etapa para atualizar a D2 poderá ser também organizada na sexta-feira (18).

A Secretaria de Saúde também já organiza, para o sábado (12), o Dia D da vacinação contra a Gripe, que será realizada nos quatro distritos do município para atender as comunidades do interior.

menu
menu