Estrela apresenta o projeto Circando a Cultura + Integração
Aprovado pelo edital Criação e Formação – Diversidade Cultural, da Fundação Marcopolo, o projeto do produtor cultural e vereador Douglas Doga Daroit será realizado nos dias 22, 23 e 24.06

Por Divulgação e Adriana Müller Lara
21/06/2021 16h37

O Projeto Circando a Cultura + Integração visa à realização de uma série de apresentações circenses para alunos do Ensino Médio de escolas municipais e estaduais,  propiciando a integração entre artistas e alunos, movimentando e criando um ambiente cultural. No contexto, será oferecido aos alunos a realização de uma palestra dinâmica, a qual é mesclada com a apresentação de números e atividades circenses. O projeto será apresentado nos dias dias 22, 23 e 24/06, no pátio das escolas, possibilitando que um maior número de alunos possam prestigiar as edições do mesmo. Cada apresentação será composta pela presença de um narrador, o qual irá contar, de uma forma bem dinâmica e criativa, a história do circo no Brasil. Ao mesmo tempo em que a história do circo no Brasil é contada, os artistas circenses vão interpretar e com apresentações  de malabares, perna de pau, acrobacias de solo, presença de palhaço, pirâmide humana, monociclo e roda cyr.

O projeto possui um processo de criação e apresentação totalmente, transformando a história do circo no Brasil em um espetáculo envolvente e criativo.

É importante ressaltar a importância do período de pré-produção do projeto, onde é realizado um estudo aprofundado da história do circo no Brasil e a criação de formas de interpretação e apresentação, que irão resultar em apresentações de alta relevância histórica e cultural.

Após a conclusão do projeto a equipe de produção e atores irão dar continuidade ao mesmo, buscando parcerias com escolas e secretarias de Cultura e Educação, possibilitando a realização e aumentando a abrangência deste para demais cidades.

Especificações:

Número de profissionais remunerados pelo projeto

- 11 profissionais (entre artistas, técnicos e produção geral)

Questionamos o produtor cultural Doga Daroit sobre o porque de ele acreditar que este projeto é necessário para o público escolhido? 

“O projeto Circando a Cultura + Integração oportuniza aos alunos, professores e todo ambiente educacional um espetáculo cultural e instrutivo de grande relevância artística e de forma gratuita, contribuindo para difundir a cultura local e regional. Da mesma forma em que vivemos uma série de processos evolutivos, e ao mesmo tempo vertiginosos, o contato visual e a aproximação quase que física com a cultura (aqui exemplificado o Circo), se torna uma experiência ímpar e valiosa. Todo processo de formulação, pesquisa e produção do projeto será transpassado ao público, somado a intensidade dos artistas e a emoção do narrador, criando assim um ambiente distinto entre o público e os artistas.

É importante ressaltar a importância das expressões culturais, como elemento construtivo de um ambiente pensativo e criador de novas formas de combate a estagnação. O projeto vem como elemento propulsor ao estímulo de alunos, professores e coordenadores educacionais, para destacar a importância da criação de novas atividades extracurriculares, como forma de crescimento cultural e educacional.

 

Como este projeto contribui com a qualificação da cultura nos locais e cidades previstas?

O Circando a Cultura + Integração possui elementos artísticos, didáticos e culturais de grande importância na contribuição do fortalecimento da cultura no meio acadêmico. Por intermédio da diversidade cultural, aqui expressa através da cultura circense, o projeto acaba por difundir a manifestação cultural, colaborando na formação de novas formas de aprendizado e na criação de novos públicos.

Também tem como finalidade elevar a autoestima dos participantes, valorizando as possibilidade de criação de novos fazeres e atividades artísticas locais. Ainda demostra que é possível valorizar e incentivar atividades artísticas e culturais dentro do ambiente escolar. Visto que, o projeto parte da construção de uma série de ideias e atividades elaboradas pelo professor de circo Jeferson Felipe Kohnlein (Pepe), durante todo o período de execução das aulas de circo.

menu
menu