Aos 131 anos, Caxias do Sul se destaca como uma cidade solidária. Vem ai mais uma edição do Motos Solidárias
Será no dia 17 de julho e estão programados dois passeios - às 9 horas e as 16 horas, com saída dos Pavilhões da Festa da Uva até a Praça Dante

Por Divulgação e Adriana Müller Lara
21/06/2021 17h36

Os 131 anos de Caxias do Sul, comemorados neste domingo, carregam consigo um tema que ganhou ainda mais evidência na rotina dos caxienses desde o início da pandemia: a solidariedade. Não é de hoje que o olhar para o outro integra a vida dos moradores da cidade. Desde meados do século 19, durante a chegada dos primeiros imigrantes, o comportamento empático e colaborativo se mostrou fundamental para criar relações e contribuir para a construção de serviços que facilitam até hoje a vivência em sociedade no município. 

Independentemente da época ou o número de habitantes, o fato é que o caxiense não mede esforços quando é solicitado a ajudar o próximo — exemplos estão em toda a parte, desde serviços prestados por entidades e pelo poder público diariamente, até ações pontuais realizadas por voluntários em regiões carentes, ou ainda em em situações inesperadas como incêndios e alagamentos, por exemplo. 

A solidariedade é expressada de diversas formas, nos mais diferentes meios. Os formatos mais tradicionais têm vínculos com áreas do poder público ou com entidades voltadas aos assistencialismo. Mas há quem busca suas próprias ferramentas para ajudar o próximo. Assim, o voluntariado se torna essencial para o andamento de uma sociedade mais empática e que consegue ter um olhar mais sensível à vulnerabilidade do outro.

Em Caxias, um grupo resolveu reunir a paixão pelo motociclismo com um propósito social. Desta forma, nasceu o Motos Solidárias com o intuito de recolher e doar para entidades itens como alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene.

Criado em 2020, durante a pandemia, o grupo reúne mais de 25 motoclubes, totalizando mais de 300 voluntários. Embora jovem, o projeto já está bem consolidado: só neste ano foram arrecadas mais de 4,5 toneladas de alimentos e 1,5 tonelada de roupas e fraldas descartáveis. 

Agora o grupoMotos Solidárias prepara mais umaaçõa, a serrealizadaem 17 de julho, no sistema Drive Thru. O evento teráinício às 9 horas, sendo finalizado às 17 horas, na Praça Dante Alighieri. Neste mesmo dia, serão dois passeios pela cidade em comboio, com saídas previstas às 9h e às 16h dos Pavilhões da Festa da Uva até a Praça Dante, acompanhados e escoltados por batedores motociclistas da Secretaria Municipal de Trânsito – SMT. Serão respeitadas todas as normas de proteção e distanciamento necessárias.
Poderá ser doaado cestas básicas, alimentos, roupas, agasalhos, fraldas, material de limpeza e higiene que serão repassados as entidades cadastradas no Motos Solidárias.

Com informações de GZH e Motos Solidárias

menu
menu