I Brazil Texas Round-up–Fazendo Negócios com os E.U.A. pelo Texas
Evento com foco no fomento dos negócios, a atração de investimentos e a capacitação profissional como vetores nas relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos da América.

Por Mariana Schumann
14/07/2021 14h10

Você sabia que as semelhanças entre o Rio Grande do Sul e o Texas vão muito além do churrasco? Os dois estados sulistas ocupam o terceiro lugar em número de startups em seus países, Brasil e EUA.

Nos dias 9, 10 e 11 de julho, a cidade de Gramado recebeu o I Brazil Texas Round-Up: Fazendo Negócios com os E.U.A. pelo Texas. O evento teve por foco o fomento dos negócios, a atração de investimentos e a capacitação profissional como vetores nas relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos da América. 

O evento teve o apoio e participação de autoridades governamentais de ambos os países, incluindo o Cônsul Geral do Estados Unidos no Rio Grande do Sul, Shane Christensen, o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, Assembléia Legislativa do RS, o Deputado Estadual Issur Koch, Divisão de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Texas, Shirley Temple, Consulado do Brasil no sul do Texas, Cyntia Gutierrez, dentre outras presentes e de forma virtual. A iniciativa privada se fez presente através de empresas e associações de classe como o Vice-Presidente Diogo Leuck, da ACI Novo Hamburgo, Daniel Amadio, Vice-presidente da Fecomércio, Rodrigo Velho do TECON Rio Grande do Sul e Omar Garcia do porto de Corpus Christi no Texas. Empresários de outros estados participaram do evento, mas na sua grande maioria tivemos a participação de importantes empresas e empresários gaúchos que desenvolveram seus negócios e hoje já vislumbram a possibilidade de expandir seus negócios para os Estados Unidos. 

O primeiro dia foi dedicado a temas relacionados ao mercado americano e brasileiro, bem como a estrutura logística disponível para expansão de negócios. Nesse sentido, o Texas tem uma localização estratégica porque possui uma ampla estrutura de rodovias, ferrovias e portos que permite cobrir todo o território dos Estados Unidos. A proximidade com o México e outras rotas marítimas podem ser favoráveis para empresas visando o mercado global. A Fecomércio destacou a necessidade em combater produtos piratas distribuidos em 
comércios informais com sérios riscos ao consumidor, além de corroer a economia dada a concorrência desleal implantada por produtos asiáticos. 

Ao anoitecer foi ofertado um coquetel aos participantes do evento no Rancho Texano Lone Star com apresentações culturais regionais e culinária típica com toques de sofisticação. O Rancho é uma experiência cultural no Texas com estrutura de hospedagem, saloon e espaços para eventos no melhor estilo texano no Brasil. Na ocasião foi realizada a cerimônia oficial de inauguração do primeiro escritório da Câmara Texana de Comercio no Brasil na região sul, que será coordenada pelo Diretor da Câmara Paulo Lino. 

No segundo dia, tivemos um painel dedicado a cibersegurança tendo em vista a necessidade de proteger os negócios em um mundo cada mais digital e com riscos crescentes de ataques cibernéticos, ao mesmo tempo foi colocada a questão da importância da qualificação da mão de obra para dar suporte a essas operações enquanto algumas profissões tradicionais deixam de existir. O painel foi composto por Tomas Maldonado CISO da NFL, Shamla Naidoo executiva estratégica com vasta experiência em desenvolvimento de negócios tanto do 
ponto de vista da tecnologia da informação, quanto do ponto de vista legal, Gilberto Salinas, Chefe de Operações da corporação de desenvolvimento econômico da Kerr Economic Development Corp. 

Na parte da tarde tivemos dois painéis voltados para a educação. Inicialmente foi apresentado o Consórcio das instituições de ensino do Texas TIEC, pela sua CEO Robin Lerner que reune 35 universidades do Texas. Algumas delas reconhecidas mundialmente por suas especializações desde a saúde, engenharia, tecnologia e humanas. O objetivo da TIEC é ampliar atividades e interações pelo mundo que permitam fomentar a inovação e a absorção mútua de know-how nas várias áreas com as instituições associadas. A Prof. Dra. Paula Cundari, Diretora de Relações Internacionais e Institucionais da FEEVALE apresentou toda sua estrutura e qualidade de ensino com centros tecnológicos, de pesquisa e espaços para o incentivo ao empreendedorismo e inovação, pronta a unir-se ao TIEC. 

O Prof. Orlando Kelm, da Universidade de Austin (UTA) apresentou o programa de português nos Estados Unidos, onde destacou a importância da disseminação do idioma brasileiro tendo em vista a importância da economia brasileira para o continente e o mundo. Enfatizou sua metodologia de cross-culture, ou seja, da inserção da linguagem dentro do contexto cultural em que ela existe. Nesse momento, foi lançado oficialmente programa de estágio Texas Global no Brasil. A universidade oferece uma oportunidade de estágio aos seus alunos para adquirirem cultura e experiência global. As empresas brasileiras que recebem esses estagiários não possuem nenhum custo e podem desfrutar de um ambiente de troca e aprendizado bastante interessante para ambas as partes. 

Por fim, o Professor David Eaton, também da UTA, falou da importância das compensações tributárias em investimentos de pesquisa na área de defesa porque elas geram inovação que podem ser aproveitadas em outras áreas da economia. A política tributária tem um papel importante no estímulo da economia e por isso avalia de maneira positiva as propostas legislativas em tramitação no Brasil. 

O evento híbrido, realizado no hotel Laghetto Siena, contou com tradução simultânea e a coordenação de participações presenciais e remotas em diferentes fusos horários. A disposição das mesas com kits de proteção, máscaras e álcool em gel foram demonstrações da preocupação dos organizadores com a segurança de todos os presentes. 

O último dia terminou em ritmo de confraternização ao melhor estilo das tradições gaúchas e texanas. Com muito churrasco de fogo no chão e com pitsmokers, o Rancho Lone Star trouxe atrações culturais num ambiente agradável, com passeio a cavalo e muito verde. As churrasqueiras pitsmokers são produzidas pela Artmill, empresa que anunciou investimentos no mercado americano durante o evento. A Câmara Texana de Comércio no Brasil está satisfeita com a resposta do empresariado gaúcho ao evento proposto, muitas negociações já se iniciaram a partir deste evento. O Rio Grande do Sul é o segundo maior exportador de produtos manufaturados para os Estados Unidos, perdendo apenas para São Paulo, as 
organizações empresariais e os empresários possuem maturidade e visão estratégica afinada com a dinâmica de um mundo cada vez mais globalizado. Assim, demonstram a tenacidade, perspicácia e a força do empresariado local e que merece todo nosso apoio, uma vez que é da iniciativa privada a geração de riqueza que traz a prosperidade ao nosso país e a nossa região. 

Agradecemos a colaboração dos meios de comunicação, agencias governamentais, influenciadores, prestadores de serviços, participantes e palestrantes, e todos os que nos acompanharam pelo youtube. Este foi o primeiro evento que lançou as bases para o estabelecimento de projetos de desenvolvimento econômico benéficos à toda Sociedade. 

Para maiores informações, favor contactar com a Câmara Texana de Comércio no Brasil, 
www.betchamber.org, contato@betchamber.org. 

menu
menu