Isadora é estudante do 7º ano da EMEF Ipiranga, escola municipal de Colinas, e reside no município de Estrela. É medalhista de Prata da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e obteve um excelente desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). Com isso, foi selecionada para participar dO VII Conexão PIC/ONE em Porto Alegre.
Além de Isadora, Guilherme Arthur Petry, de Cruzeiro do Sul, também representou o Vale do Taquari no evento em Porto Alegre. A professora orientadora de Isadora e Guilherme é Natália Bernardo Nunes, de Passo Fundo.
A VIII Conexão PIC/ONE, é um encontro regional com palestras, oficinas, fóruns e jogos, onde professores, estudantes de licenciatura e da Educação Básica tem a oportunidade de trocar experiências com colegas de várias cidades do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, em Porto Alegre, na Pousada Capuchinhos.
A Olimpíada e seus programas
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI. O evento também conta com o amparo financeiro da UFSM e CCNE.
Já o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é um projeto que propicia ao aluno premiado da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, a estudante Isadora Klein Diehl participa semanalmente do PIC à Distância com aulas virtuais.
No Caso do programa OBMEP na Escola (ONE), é voltado para os professores de Matemática das escolas públicas municipais e estaduais e tem como um dos objetivos contribuir para a formação de professores em Matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em suas salas de aula. Professores de todo o país serão orientados no desenvolvimento de conteúdos programáticos, seguindo a prática didática de resolução de problemas, no trabalho com grupos de alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas.