Coroa - ou guirlanda - de Natal. Saiba como surgiu
Um dos símbolos mais conhecidos do Natal vem desde a Roma antiga, ante mesmo do Cristianismo

Por Adriana Müller Lara
09/12/2022 16h02

A tradição de usar as Guirlandas surgiu na Roma antiga, bem antes do nascimento de Jesus Cristo. Naquela época, os romanos acreditavam que presentear alguém com um ramo de planta trazia saúde. Além disso, eles tinham o costume de comemorar o solstício, uma festa pagã, que também acontecia no final do ano. Nessa época, presenteavam os amigos e vizinhos com Guirlandas feitas de galhos recém-cortados.

Em contrapartida, quando a Era Católica Cristã começou, as pessoas custaram a continuar com as Guirlandas em suas portas e, consequentemente, a tradição foi interrompida, por um bom tempo. Foi só na Idade Média que as pessoas passaram a deixar as Guirlandas nas portas, durante todo o ano, pois acreditavam que ela poderia protegê-las contra qualquer maldade.

Crentes em superstições, as pessoas acreditavam que heras, pinheiros, azevinhos e outras plantas ofereciam proteção contra bruxas e demônios no inverno, além de acorrentar a má sorte. Esse foi um dos motivos para que começassem a acreditar que os ramos verdes traziam felicidade e que o formato circular da guirlanda representava a esperança, já que lembra que a vida é um ciclo de nascimento e de morte.

Os católicos, por sua vez, acreditam que a Guirlanda faz parte da celebração do Advento - período que compreende os 4 domingos antecedentes ao nascimento de Cristo - e que funciona como uma preparação da alma, para essa época do ano.

A cada domingo desse período, até o dia do Natal, deve-se acender uma vela, sendo que cada uma delas recebe um significado diferente. É por isso que alguns elementos tornam a coroa um símbolo repleto de significados. A luz das velas representa a luz de Deus, que surge para encher nossas vidas de bênçãos.

A ideia de acender as velas surgiu por conta do período de inverno na Europa, quando a luz do sol quase não aparecia.

Embora muitos anos tenham se passado, a tradição da Guirlanda não mudou. É comum que as pessoas coloquem suas Guirlandas à porta em todos os natais. Além disso, o que esse enfeite natalino representa e significa também não sofreu por mudanças. Ainda existe a crença de que ele representa a paz, prosperidade e recomeço. Se você acredita no poder das Guirlandas, será uma boa ideia ter uma dessa em casa, neste Natal.

 

fonte Sonho Astral

 

menu
menu