1º de outubro pode ser a nova data para possível reabertura do Aeroporto de Porto Alegre
O CEO global da Fraport virá ao Brasil no mês que vem para uma reunião com representantes do governo, nos dias 17 e 18 de julho quando deve ocorrer o anúncio oficial da data de reabertura

Por Mariana Schumann e Flávio Prestes
20/06/2024 14h55

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, dia 18 de junho, em Brasília, entre Governo Federal, ANAC e os executivos da Fraport, ocom a participação do CEO global da Fraport, Stefan Schulte, e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além de outros integrantes do governo e da empresa, teve como objetivo alinhar a retomada e programar processos, além de responsabilidades de cada lado para agilizar as reformas necessárias, para o retorno das atividades do Aeroporto Salgado Filho.

Após a reunião, o ministro do Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, disse que a Fraport pediu quatro semanas para finalizar as análises sobre o estado do local, principalmente da pista. O prazo pedido, e aceito, é para garantir total segurança nas análises, avaliações e decisão final do prazo para reabertura.

Os terminais do Salgado Filho estão fechados desde o dia 3 de maio após enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

O evento definiu que o CEO global da Fraport virá ao Brasil no mês que vem para uma reunião com representantes do governo, nos dias 17 e 18 de julho quando deve ocorrer o anúncio oficial da data de reabertura.

A promessa da vinda ao Brasil do principal executivo da Fraport, Stefan Schulte foi considerada uma iniciativa importante e suas falas, garantindo total compromisso da empresa alemã na retomada do Aeroporto de Porto Alegre, impactaram positivamente os governistas. 

Uma colunista de GZH, Rosane de Oliveira, divulgou há pouco que apurou, extraoficialmente nos bastidores pós reunião, que a data de reabertura do Aeroporto Salgado Filho depende do resultado da análise das amostras colhidas na pista, mas uma data mais promissora do que a metade de dezembro (divulgada inicialmente pela Fraport) foi definida como meta na reunião desta terça-feira. Segundo a colunista gaúcha, o objetivo com o qual as duas partes trabalham é retomar os voos em 1º de outubro, de forma parcial, e ir ampliando aos poucos. 

 

Correspondente Mariana Schumann - Relações Públicas, da Região das Hortênsias

menu
menu