Em RA da Acil e CIC-VT, titular da SCIT apresenta iniciativas que promovem a reconstrução do RS
Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp, foi a palestrante do evento promovido nesta quinta-feira, 18, pela Acil e CIC-VT

Por Lucas Santos
19/07/2024 14h27

Iniciativas coordenadas pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS) que auxiliam na reconstrução do Estado foram pauta da reunião-almoço (RA) que a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) promoveram nesta quinta-feira (18). O evento, que teve como palestrante a secretária Simone Stülp, contou com a participação de cerca de 100 lideranças que acompanharam as ações que estão sendo realizadas pelo governo para incentivar a reconstrução e transformação do RS.

Em sua saudação, o presidente da Acil, Joni Zagonel, agradeceu a disponibilidade da secretária em palestrar no evento e destacou o papel da Secretaria neste momento de retomada econômica. "Logo após esses eventos climáticos que atingiram no Rio Grande do Sul, o trabalho para recuperar e transformar o nosso Estado está diretamente ligado ao potencial da inovação e da tecnologia", pontuou.

Simone iniciou sua exposição falando que o RS sempre foi conhecido como o Estado que mais exporta talentos e é o menos atrativo para captação de profissionais. Para driblar este cenário, a SICT-RS realizou um planejamento 2023-2026 para incentivar os processos de inovação e manter o Estado atrativo para os profissionais. "Nós somos o melhor estado brasileiro em ambientes para estimular a inovação. Temos ótimas universidades e parques de pesquisa e precisamos explorar mais a forma de como esse conhecimento é passado para a sociedade", destacou.

Incentivo à Inovação

Neste contexto a secretária apresentou programas, projetos e ações para fomentar os processos de inovação dentro do Estado. "Nós acreditamos que desenvolvendo todas as regiões, o RS tem mais oportunidades. Para isso, nós traçamos nosso trabalho no desenvolvimento do Estado como um todo, trabalhando as regiões. Acreditamos que sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe", explicou.

Um dos programas que desenvolvem a inovação em todas as regiões do Estado é o Inova-RS. Segundo a secretária, o principal objetivo do programa é incluir o RS no mapa global da inovação. "Além disso, sediamos o South Summit Brazil, um evento que reúne uma programação que estimula os processos no Estado e ainda promovemos ambientes de inovação nos mais diversos eventos", colocou.

De acordo com Simone, em 2022 o RS rompeu a barreira das 1.000 startups em atividade e se consolidou como o terceiro maior ecossistema de inovação do país. "Nós temos 18 parques tecnológicos, entre eles dois que configuram entre os melhores do Brasil (Tecnosinos e Tecnopuc). Precisamos atuar em conjunto para mantermos esses ambientes atrativos e em desenvolvimento", frisou.

Catálogo de Soluções

Recentemente, Simone foi escolhida pelo governador Eduardo Leite para coordenar o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande. No campo de atuação desse comitê, a secretária apresentou o catálogo de soluções para enfrentamento de desastres climáticos no RS.

O serviço está disponível no site da SICT-RS e é direcionado às iniciativas promovidas por atores do ecossistema de inovação com potencial para auxiliar na prevenção e na mitigação de danos causados por desastres climáticos."

"O catálogo de Soluções começou a ser pensado em setembro do ano passado, quando as chuvas assolaram o Vale do Taquari e, neste ano, foi o momento de colocarmos ele em prática. Chamamos todo o ecossistema gaúcho, brasileiro e até internacional para se apresentar. Precisamos olhar para os municípios e seus problemas, pois cada região foi afetada de uma maneira, e o catálogo vai auxiliar nesse processo de reconstrução", comentou.

De acordo com a secretária, por meio dos gestores de inovação do programa Startup Lab, será desenvolvido um trabalho junto às prefeituras das oito regiões do Inova-RS para captar as principais demandas e desafios locais. Após esse passo, os desafios serão agrupados em categorias para posteriormente ser realizada uma curadoria para conectar desafios das prefeituras às soluções que estão catalogadas. "Até o momento, já temos mais de 270 soluções cadastradas nas áreas de alimentação, acolhimento, apoio social; áreas de risco, infraestrutura, logística; planejamento climático, entre outros", citou.

Simone comentou que o catálogo é atualizado diariamente e é aberto a todos os interessados em participar. "Nós precisamos da movimentação de todos. A sociedade precisa estar atuante junto ao governo por meio das suas lideranças. Assim conseguimos ter planos para avançar em curto, médio e longo prazo", finalizou. 

Ao final do evento, Zagonel e o diretor de Indústria da CIC-VT, Nilto Scapin, conduziram as perguntas dos participantes à palestrante.

Patrocínio

As RA's de 2024 da Acil têm o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Construtora Diamond, Docile Alimentos, Excellence Garçons, Fami Capital, Fruki Bebidas, Kappel Imóveis, Olicenter Informática, Rhodoss Implementos Rodoviários, RS Data, Sicredi Integração RS/MG, Supermercado STR Lajeado, Tecnosom e Uniclean.

menu
menu