Mais do que contemplar, o turista atual busca cada vez mais experiências imersivas nos destinos, o que inclui conhecer e degustar as comidas e bebidas típicas. E dentro deste contexto, eventos que ofereçam aos agentes de viagem mais conhecimento sobre os produtos com certificação de origem ajudam a promover melhor os roteiros gastronômicos e atender essa crescente demanda. É o que acredita a Vice-Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem do RS (ABAV-RS), Rita Vasconcelos, que acompanhou os quatro dias de Connection Terroirs do Brasil, em Gramado.
"Para oferecer o turismo de experiência, nada como conhecer de perto estes produtos autênticos de diferentes regiões, agregar conhecimento através de conteúdos enriquecedores e ainda ter oportunidade de gerar conexões valiosas com outros agentes de viagem", comentou Rita. O encontro ocorreu de 28 a 31 de agosto e apresentou 51 produtores com selo de Indicação Geográfica de 14 Estados das cinco regiões brasileiras, com o objetivo de divulgar e promover o desenvolvimento de alimentos, bebidas e artesanato.
"Turismo não é só a passagem aérea, não é só a reserva do hotel ou a locação do carro. É muito mais. Nós prestamos uma consultoria de viagem. Portanto, sempre que obtemos mais conhecimento, é uma oportunidade que temos de enriquecer as experiências dos viajantes", complementa a Vice-Presidente da entidade gaúcha.
Além de profissionais do turismo, a feira reuniu consumidores, chefs de cozinha e painelistas em Gramado e foi também uma maneira de dar foco para a retomada do turismo gaúcho, movimentando um dos principais destinos do Estado. "Estar em Gramado é sempre uma oportunidade de conhecer uma nova atração e estreitar laços de parceria com os profissionais, instituições e atrativos locais", disse Rita.
O Presidente da ABAV-RS, João Augusto Machado, concorda e acrescenta que visitar a Serra Gaúcha e vivenciar seus atrativos sempre incentiva os agentes de viagem. "Nos ajuda a divulgar e incorporar mais ofertas turísticas nas prateleiras para, consequentemente, indicarmos aos clientes".
Todos os eventos que possam contribuir com conhecimento, networking e fortalecer os negócios dos seus 186 associados são estimulados pela entidade e entram no seu calendário. Entre os próximos encontros na agenda da associação estão a ABAV Expo, que acontece em Brasília, de 26 a 28 de setembro, e o Festuris Gramado, de 7 a 10 de novembro.