A temporada 2024 do Campeonato Municipal de Estrela chegou ao fim definitivamente, agora também em seus bastidores, mas com clima de descontração e revelações. A disputa que iniciou em março e teve decidido seu campeão no último mês teve, na noite desta quinta-feira (10), a festa de encerramento. Em evento realizado no Salão Panorâmico da sede campestre da Soges, foram premiados os campeões, craques, revelações e os destaques do troféu que neste ano teve como homenageado, em seu nome, Rafael Origuella, pessoa de legado histórico na fundamentação do futebol de Estrela e região. Familiares de Origuella marcaram presença.
O Amador teve a organização da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setcel) e contou com o apoio da Imobiliária Nova Era e apoio da Pro Sport. Colocou “em jogo” o Troféu Rafael Origuella, envolveu oito clubes e previa em sua primeira fase a disputa de sete rodadas e depois os mata-mata. Iniciou em março e em meio às paralisações em razão da enchente e dos períodos chuvosos só foi finalizado em setembro. Neste período, foram dez rodadas (algumas divididas em mais de um final de semana) e 36 partidas, com 99 gols marcados e média de 2,8 por duelo. A artilharia do certame ficou com Jorge de Souza, o “Jorginho”, do São Luís, com 9 gols. Denilson Natã da Silva (Arroio do Ouro) marcou sete vezes e Josias de Oliveira (Atlético Estrelense) seis. Na grande final, o União superou a Delfinense por 1 a 0 na Delfina (08/09) e segurou o empate por 1 a 1 diante da sua torcida (15/09), sagrando-se hexacampeão e se isolando como maior vencedor da história do certame.
Premiação
Além do campeão União, do vice Delfinense e do terceiro colocado Atlético Estrelense, foram premiados o campeão da Disciplina, Amigos do Dossul. De forma individual, foram condecorados os craques das dez rodadas; atleta revelação; destaques como treinador, goleiro e jogador; como ainda o maior artilheiro, conforme tabela abaixo.
Homenagem
A cerimônia contou com a presença de familiares de Rafael Origuella, que nasceu em São Leopoldo no dia 5 de fevereiro de 1939; foi casado com Nilsa Origuella e teve três filhas: Carmem, Elisângela e Leila; e os netos Diego, Fábio, Rafaela e Miguel. Faleceu em julho de 2017. Ao longo de sua história, dedicou parte de sua carreira à Brigada Militar, onde serviu em diversos municípios até se aposentar. Na sua trajetória, sempre demonstrou interesse e paixão pelo esporte. Quando morou em Arroio da Seca, hoje Imigrante, atuou como treinador de uma equipe amadora e foi responsável por criar um time de futebol feminino, algo pouco comum para a época. Origuella entrou para a história do Estrela FC ao comandar a equipe pela primeira vez em 1º de setembro de 1974, durante a Copa Cícero Soares, em uma jornada inesquecível para o clube.
Elisângela Origuella foi uma das representantes da família na cerimônia, e recebeu uma placa de homenagem. “Fico muito feliz, grata, e como não poderia deixar de ser, emocionada. Meu pai, como militar, era bastante rígido na sua educação. Mas tinha um coração enorme e uma paixão incrível pelo futebol amador e tudo o que ele envolve. Não tenho dúvidas que se esta homenagem tivesse sido em vida estaria em lágrimas. Em nome da família, muito obrigada por tudo.”
O titular da Setcel, Joel Barcelos Mallmann, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do certame, o terceiro após o mesmo ser retomado após uma década de paralisação. “Sei o esforço, não somente de minha equipe de trabalho, mas de todos vocês, para a realização de mais este campeonato, marcado este ano pelas enchentes e períodos chuvosos, apenas mais alguns ‘adversários’ que foram ‘driblados’ por todos”, disse. “Precisamos fazer com que este importante legado que o futebol de interior, bairro, em sua essência, promove, para que o mesmo continue fomentando a integração entre atletas, torcedores, incentivando o esporte entre jovens e sendo uma alternativa de renda para as comunidades. Desejo que os gramados de Estrela sigam repletos de jogadores e dirigentes, vocês e outros que estão por vir, e nossas comunidades continuem celebrando essa festa”, comentou.
Premiados
CRAQUES DAS RODADAS:
1ª Rodada – Paulo Araújo – Aimoré
2ª Rodada – Darlan Delfino – São Luís
3ª Rodada – Denilson Da Silva – Arroio do Ouro
4ª Rodada – Jorge De Souza – São Luís
5ª Rodada – Eduardo Petter – São Luís
6ª Rodada – Josias Oliveira – Atlético Estrelense
7ª Rodada – Natã Rochenbach – Atlético Estrelense
Quartas De Finais – Cristiano Ferreira – Aimoré
Semifinais – Marcos Guevedi – União
Finais - Yuri Moura – União
ATLETA REVELAÇÃO
- William da Rocha Moreira - Delfinense
GOLEIRO DESTAQUE
- Leonardo Sulzbach - Delfinense
TREINADOR DESTAQUE
- Vanderlei Gregory, o Nico - Delfinense
ARTILHEIRO
- Jorge de Souza, São Luís – 9 gols
CRAQUE DO CAMPEONATO
- Marcelo Petry - União
TERCEIRO COLOCADO
Atlético Estrelense
VICE-CAMPEÃO
Delfinense
TROFÉU DISCIPLINA
Amigos do Dossul
CAMPEÃO
Sociedade Esportiva União