Teutônia - Dia D registrou quase 300 atendimentos nas salas de vacinas |
|
Sábado também foi dedicado a ações alusivas ao Outubro Rosa |
Quase 300 atendimentos foram registrados nas salas de vacinas de Teutônia durante o Dia D, que ocorreu no sábado, 19 de outubro. Foram fornecidos 291 comprovantes de vacinação – necessários para matrículas e rematrículas escolares – e pelo menos 236 imunizações foram realizadas. Ao longo do dia, as Unidades Básicas de Saúde também oportunizaram atendimentos psicológicos, odontológicos e de fisioterapia, além da realização de Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais – 52 ao todo – e de Exames Citopatológicos (pré-câncer) – 61 ao todo.
Ainda, no CAS, em Canabarro, mulheres se reuniram para tratar de temas relacionados à prevenção ao câncer e ao estímulo à qualidade de vida. Joice Roth, de 30 anos, mãe da Júlia, de 1 aninho, esteve entre as participantes. "A esteticista que palestrou, falou sobre autocuidado, limpeza de pele e uso do protetor solar para evitar manchas e câncer de pele. Depois, a fisioterapeuta propôs exercícios para fortalecimento da saúde pélvica", lembra. Além de acompanhar duas das palestras propostas, Joice também pôde realizar a coleta do exame preventivo. "Uma ação muito importante para mim, e para outras mulheres também, porque tivemos acesso a informações para termos mais qualidade de vida", avalia a munícipe.
Ações propostas
A esteticista Monique Lermen abordou o tema "cuidados com a pele"; assunto também comentado pela esteticista Bruna Caye. Fernanda Romio, fisioterapeuta, falou sobre "exercícios físicos na prevenção do câncer, e saúde pélvica". Integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer também estiveram presentes, e representantes da Mary Kay propuseram às mulheres um momento de embelezamento no CAS.
Na Unidade Básica de Saúde do Bairro Languiru, voluntários do Rotary Club divulgaram a campanha "End Polio Now", para erradicação da poliomelite, e ofertaram experiências com pintura facial para as crianças. "Fica o nosso agradecimento a todas as pessoas que estiveram conosco, comunidade e profissionais voluntários, bem como às equipes de atenção primária que possibilitaram a realização do evento", pontua Camila Kronbauer Pereira de Castro, Coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Teutônia.