“É impossível pensar no Vale do Taquari hoje, e não pensar no turismo”, diz presidente da Amturvales
Abertura da Avenida do Turismo foi realizada na noite desta quinta-feira

Por Jéssica Koch
08/11/2024 14h05

A 23ª Expovale + Construmóbil iniciou oficialmente na noite desta quinta-feira, 07 de novembro.  O evento que acontece durante os dias 07 a 10 e de 13 a 17 de novembro,  no Parque do Imigrante em Lajeado, terá 400 expositores e a expectativa é receber mais de 100 mil pessoas.  Seis meses após as enchentes históricas de maio de 2024, a programação da feira busca reforçar a força regional e a capacidade de recuperação dos municípios afetados. 

Neste ano, o turismo tem ainda mais destaque na feira, com a segunda edição da Avenida do Turismo, que será realizada entre os pavilhões 1 e 4 do parque e reúne cerca de 35 municípios. Entre as novidades deste ano estão oito esculturas que homenageiam a colonização alemã e italiana no Vale do Taquari, refletindo a história dos imigrantes e suas atividades na região. 

Para o presidente da Amturvales, Charles Rossner, é impossível pensar no Vale do Taquari e não pensar no turismo. “Quando se pensa hoje no Vale do Taquari, lembramos das belezas naturais, das manifestações culturais, do Cristo Protetor e Trem dos Vales e todos os empreendimentos que são trabalhados há cerca de 30 anos, quando a Amturvales foi fundada”, disse. 

Mencionando sobre tudo o que o Vale já vivenciou, Rosser frisou da capacidade de resiliência do povo desta região. “Não andamos para frente olhando para o retrovisor, andamos para frente olhando para o pára-brisas, e o pára-brisas que temos para nossa região, é de lançamentos de novos empreendimentos, da manifestação do turismo e da capacidade de resiliência que temos aqui. Prova disso é a realização da Expovale + Construmóbil juntamente com a Avenida do Turismo”. 

Seminário “Turismo e Infraestrutura: o que falta para o Vale decolar?”

A programação da feira inclui palestras e painéis sobre o desenvolvimento do turismo local, com destaque para “Turismo e Infraestrutura: o que falta para o Vale decolar”. O painel é uma promoção da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), que acontece na próxima quinta-feira, 14 de novembro, trará nomes importantes no setor. “Estamos felizes em fazer parte e ser uma das engrenagens que desenvolvem a nossa região, gerando renda, riqueza e prosperidade para o Vale do Taquari e para o nosso estado”, finalizou. 

menu
menu