Univates assina acordo de colaboração com associação italiana durante a Expovale + Construmóbil
A aproximação prevê diversas ações a serem realizadas no próximo ano, também em comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul

Por Simone Rockenbach
18/11/2024 16h41

A partir da intermediação do Museu do Pão, de Ilópolis, a Expovale + Construmóbil foi palco de um importante marco para a Univates no entardecer deste sábado (16). A instituição recebeu uma comitiva de Villa La Palladiana, na Itália, para a assinatura de um acordo de colaboração, o qual vai aproximar o Vale o Taquari da riqueza cultural, histórica e arquitetônica daquela região.

A aproximação prevê diversas ações a serem realizadas no próximo ano, também em comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Fizeram parte do grupo o secretário da Cultura e Território da Região do Vêneto, Cristiano Corazzari; deputado estadual da Região do Vêneto, Luciano Sandonà; presidente do Comitato Vêneto do Estado do Rio Grande do Sul (COMVERS), Isabel Dalcin; e os representantes da Associação Veneti nel Mondo, Aldo Rozzi Marin e Anna Turcato. Eles foram recepcionados na feira pela reitora da Univates, Evânia Schneider, e acompanhados também pelo diretor do Museu do Pão, Ismael Rosset; e pela coordenadora de Projetos da Associação dos Amigos dos Moinhos (AAMoinhos), Luciane Predabon.


Evania destacou a relevância do acordo para a Univates, que prioriza parcerias com instituições, universidades e associações por todo mundo. Segundo ela, hoje são mantidos 30 convênios em diferentes países, mas esse em especial tem todo um caráter histórico e diretamente relacionado com o Vale, visto que a Villa La Palladiana fica na região de Vêneto, de onde vieram muitos imigrantes locais. A reitora afirmou que o acordo prevê que no próximo ano um grupo de estudantes, egressos e professores viajem para a Itália. "É um projeto muito legal porque ele começa no primeiro semestre com aulas online, para que o grupo entenda o que vai encontrar. Já no segundo semestre haverá uma imersão de duas semanas lá na região", explicou.


Sobre assinar o acordo dentro da Expovale + Construmóbil, a ela enalteceu a oportunidade que a feira dá pra mostrar a potencialidade do Vale do Taquari. "A gente poderia ter feito lá na Univates mesmo, mas entendemos que vir pra cá, mostrar também para as pessoas o que somos e fazemos, faz toda a diferença", declarou.

menu
menu