GERAL
CONFERÊNCIA DO CLIMA Estrela apresenta coletânea de projetos de resiliência na COP-30
   
Prefeita Carine Schwingel participa de painéis com bancos e agências de financiamento internacional na sexta, já ocorrerá uma agenda com o BRDE

Por Rodrigo Nascimento
11/11/2025 17h03

A presença da prefeita Carine Schwingel na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30) já traz resultados concretos para Estrela. Como convidada em painéis com bancos e agências de fomento, a prefeita está aprestando as soluções desenvolvidas como os projetos do Verde Urbano, Caminhos do Rio - Centro e revitalização do Parque da Lagoa, para os quais já existem recursos; assim como a proposta do Parque de Aventuras, para o Porto de Estela e o Caminhos do Rio - Bairros, baseados em soluções naturais. 
Na manhã desta terça-feira, 11, a prefeita esteve no painel promovido pelo International Development Finance Club (IDFC), a convite da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). No evento, o case do Município chamou a atenção de representantes de grandes bancos públicos e privados. As soluções para Estrela foram apresentadas em meio à programação que reúne líderes mundiais e instituições financeiras voltadas ao apoio às ações climáticas. A prefeita destacou a importância de o município figurar entre as referências brasileiras em planejamento sustentável e gestão ambiental. “Estrela está mostrando que é possível unir visão técnica e compromisso social para transformar a cidade em um modelo de adaptação climática. Participar da COP-30 significa colocar nosso trabalho em diálogo direto com quem pode financiar e acelerar essas mudanças”, afirma Carine.  A chefe do Executivo estrelense segue nesta tarde de terça-feira, no painel promovido pela Caixa, com destaque para práticas de municípios comprometidos com políticas climáticas e de desenvolvimento urbano integrado.
Carine segue participando das atividades da COP-30 até esta quarta-feira, 12, como convidada em eventos sobre gestão sustentável. “Cada espaço que Estrela ocupa representa uma nova oportunidade de construir pontes com instituições que acreditam em projetos sólidos e responsáveis. Nosso propósito é continuar levando a marca de Estrela como um município que planeja, executa e inspira boas práticas ambientais para o futuro”, conclui.


Agenda na sexta

Ao retornar a Estrela nesta sexta-feira, a prefeita já tem um compromisso que é resultado de sua participação na COP-30. O projeto Caminhos do Rio – Bairros, que prevê investimento de R$ 9,6 milhões em soluções baseadas na natureza, com implantação de jardins de chuva, estruturas drenantes e arborização em 45 cruzamentos de bairros estratégicos, foi mostrado na C40 (Cúpula Mundial dos Prefeitos), ocorrida na semana passada, como preparação à conferência, no Rio de Janeiro.
As intervenções permitirão reter mais de quatro milhões de litros de águas pluviais e criar cerca de 18 mil metros quadrados de área permeável, reduzindo alagamentos, mitigando ilhas de calor e valorizando o espaço urbano. “Essa é uma proposta que traduz em prática o que defendemos como política pública: cuidar da vida das pessoas com ações que previnem desastres e melhoram a qualidade ambiental. É um projeto que nasce da escuta técnica e do olhar humano, e que tem potencial para transformar o cotidiano de milhares de famílias estrelenses”, complementa a prefeita.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu