GERAL
9ª Sicredi Night Run proporciona celebração esportiva, solidária e familiar
   
3 mil participantes de 57 municípios de diversas regiões do Estado participaram da corrida e caminhada noturna

Por Jenifer Kunzler Beckenbach
11/11/2025 18h02

 

Teutônia foi cenário no sábado, 8 de novembro, de mais uma marcante e inesquecível noite para milhares de pessoas que participaram e prestigiaram a Sicredi Night Run. O tradicional evento, na sua 9ª edição, mais uma vez coloriu “de verde” as ruas da cidade com 3 mil participantes da corrida e da caminhada nas suas diversas categorias, outras centenas de pessoas envolvidas na organização e aquelas que foram torcer por familiares e se divertir com as demais atrações da noite. Promovida pela Sicredi Ouro Branco RS/MG, a iniciativa consolidou-se mais uma vez como uma das maiores celebrações esportivas e comunitárias da região, combinando atividade física, entretenimento, solidariedade e cooperação.             
 

Sustentabilidade e solidariedade

Mais do que uma corrida, o evento realizado na Sede Administrativa da Cooperativa, no Bairro Languiru, transmitiu um importante recado de sustentabilidade e solidariedade. Com olhar sensível ao impacto ambiental, a sacochila do kit do participante foi produzida a partir de garrafas PET recicladas e a embalagem da camiseta não continha plástico. Além disso, foi fomentado o uso de copos retornáveis e houve a separação completa dos resíduos produzidos no evento. Como gesto solidário, os participantes foram convidados a doar 1 litro de leite longa vida no momento da retirada do kit, somando mais de 1,5 mil litros arrecadados, que serão destinados a entidades sociais da região.

O presidente da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Ernani Abel, reforça a importância do movimento. “É realmente gratificante ver um evento crescendo e se tornando um marco na região e Estado, reunindo tantas pessoas de diferentes cidades. Essa diversidade traz uma energia única, não só para os atletas que participam, mas para toda a comunidade que acaba envolvida. A presença de todos, das crianças aos idosos, mostra como o evento é inclusivo. É lindo ver como iniciativas assim não apenas movimentam a economia local, mas também fortalecem os laços familiares e comunitários”, pontua.

Exemplo disto foi dado pela família de Sidineia Lang (42), de Teutônia. Ela estava acompanhada da filha Jaqueline (05), também do marido, da mãe, e ainda recebeu o irmão e a cunhada de Canoas. Todos participaram. “É incrível ver como este evento traz uma energia positiva. Adoramos! É uma verdadeira integração e é bonito ver como esses momentos para todas as famílias são preciosos e fortalecem os laços. Além disso, a preocupação com a limpeza e outros detalhes fazem a diferença, e ensinar esses valores é fundamental para que nossas crianças cresçam conscientes e responsáveis”, avalia Sidineia.

 

Novos percursos

Na Sede Administrativa, o público prestigiou o evento desde o fim da tarde, aproveitando a programação musical e gastronômica enquanto se preparava para as largadas. Nas modalidades de corrida, os trajetos contemplaram as distâncias de 3 km, 5 km e 10 km, além das categorias infantis de 300 e 500 metros e a tradicional caminhada. Nesta edição, a novidade foi o novo trajeto com menos altimetria, oferecendo mais ritmo aos atletas. Ao longo do percurso, o som de bateristas deu energia aos participantes e a estrutura de apoio mobilizou colaboradores do Sicredi, equipes de trânsito e segurança, para garantir tranquilidade e orientação durante a prova.

Roberta Jaqueline Hilgemann, (38), foi a primeira colocada na categoria geral dos 10 km feminino e fala sobre o acolhimento do evento. “É incrível a evolução da prova, e neste ano, com o percurso mais leve. Sou suspeita de falar porque sou de Teutônia, mas acredito que assim como eu as pessoas de outras cidades se sentem abraçadas pela comunidade, incentivadas a participar, e sempre retornam.”

Para todas as idades

Muitos participaram pela primeira vez. Foi o caso da pequena Helena, de apenas 07 meses, que no colo da mãe Tainá Hofstatter (28) foi para a caminhada. O pai da menina, Wágner Amaral (28), e o irmão, Bernardo (5), participaram da corrida. “A Sicredi Night Run realmente é um evento maravilhoso! É sensacional ver como ele se tornou um momento de união para as famílias. A expectativa do nosso filho Bernardo para a corrida era grande e mostra como essas experiências marcam a infância de forma especial. Não será diferente agora com a Helena”, reflete Wágner.

Já para Lígia dos Santos, (76) e sua filha Rosilene Jasper (54), de Bom Retiro do Sul, a participação é motivo de superação e orgulho, tanto que faturaram pódios em suas respectivas categorias da corrida. “Passei a correr em 2018, como forma de cuidar mais da minha saúde. Muito por incentivo da minha filha e família. E muita coisa mudou para melhor desde então. Participar ao lado de minha filha de um evento organizado como este, onde fazemos muitas amizades e revemos amigos, é bom demais”, avalia Lígia, campeã nos 10km na categoria 70 anos ou mais. “Tenho muito orgulho do exemplo de minha mãe, de nós, pois aqui também é lugar para alcançarmos qualidade de vida”, completa Rosilene Jasper.

Música, integração e diversão

Além da corrida, o público aproveitou uma noite repleta de atrações. A Fan Store, loja oficial do evento, esteve novamente presente com itens personalizados à venda para todos. O Espaço do Associado garantiu uma ativação de marca exclusiva para associados em parceria com a seguradora Icatu. Food trucks e marcas parceiras ofereceram variadas opções de bebida e gastronomia. O som ficou por conta do DJ DougC, já na recepção, e seguiu assim até após a premiação, quando o grupo Pagode do Rica completou a noite de esporte e integração.

Com mais uma edição concluída com sucesso, a Sicredi Night Run reforçou seu papel como símbolo de união comunitária, envolvimento familiar e promoção da qualidade de vida em Teutônia e região.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu