GERAL
Cacis Estrela aprova novo estatuto
   
Assembleia com sócios e diretores aprovou modificações apontadas por estudo técnico e visam na sua essência atualização para com as novas demandas e legislações

Por Rodrigo Angeli
12/11/2025 15h41

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela aprovou oficialmente, em assembleia, a revisão e atualização do seu estatuto social. Não houve objeções e o texto proposto com as novas regulamentações foi aprovado por unanimidade pelos presentes à reunião. A revisão foi mais uma das demandas apontadas pela consultoria que trabalha no Plano Estratégico 2025-2030 da entidade, conduzida pela empresa Evoluir – Pessoas e Negócios desde o início do ano.

As principais mudanças foram baseadas em estudo da consultoria a partir de dados levantados por pesquisa de satisfação junto a associados, de cenários econômicos e administrativos, e também do ponto de vista da direção e equipe de trabalho. A proposta apresentada, discutida em reuniões prévias, foi amparada em preceitos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, uma organização sem fins lucrativos que atua como referência nacional em boas práticas de governança corporativa no Brasil. 

Entre as mudanças mais significativas, uma reestruturação da diretoria e regras para participação na mesma. "O que se busca é maior flexibilização, mas também ao mesmo tempo maior engajamento. A diretoria fica mais enxuta, mas tende também a ser mais participativa", pontua o consultor Eduardo Bockel. Entre estas reestruturações, a redefinição de pastas e postos. 

Para o atual presidente da Cacis, a atualização do documento reflete as transformações que o associativismo vem vivenciando, incorporando boas práticas de governança corporativa e gestão sustentável. "O novo estatuto garante maior clareza, agilidade e segurança nas tomadas de decisão, reduzindo a influência de fatores externos e fortalecendo a entidade frente aos desafios econômicos e políticos do cenário atual", explica ele. "Estamos atualizando pontos técnicos e operacionais, ajustando o regimento interno e aprimorando nossa estrutura decisória. Esse novo estatuto traduz o momento de evolução da Cacis, assegurando mais legalidade, transparência e eficiência nas ações, o que certamente resultará em uma entidade ainda mais sólida e preparada para o futuro", destacou.

As regras já devem ser utilizadas na futura gestão 2026/2027. As eleições estão agendadas para o próximo mês, em data que será oficializada!

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu