TURISMO & VIAGEM
Estado se compromete a apoiar turismo na região
   
Amturvales promoveu web conferência, na tarde de segunda-feira,13, com secretário estadual de Turismo

Por Fernanda Mallmann
14/07/2020 10h53

O turismo foi uma das áreas mais atingidas durante a pandemia. Mas a retomada do setor é vista com otimismo. O assunto,u na segunda-feira (13.07) à tarde, uma web conferência, que teve como tema O Turismo do Vale do Taquari em conexão com o Estado do Rio Grande do Sul. O encontro virtual
teve a participação do secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni, dos diretores da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e de secretários municipais de Turismo da região.
Lorenzoni destacou as ações que estão sendo implementadas para melhorar a estrutura turística no Estado. Entre elas, estão obras de sinalização, placas, revitalização de pórticos e a reativação dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT). “Com as ferramentas que temos, estamos tentando apoiar os municípios para que eles reativem suas estruturas de turismo”. O secretário ainda falou sobre linhas de crédito para empresas e municípios, que devem funcionar como um suporte neste momento em que o setor precisou parar.
Outra informação que o secretário transmitiu na web conferência foi sobre o programa de retomada da economia, que o Estado apresentará nos próximos dias, e que incluirá o Turismo. Além disso, o governo trabalha na criação do Made in RS, um programa de valorização aos produtos gaúchos. “Temos o desafio de apresentar o Rio Grande para os gaúchos”, observou.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, apesar de o Turismo ter sido uma das áreas mais prejudicadas com a pandemia, ele também é um setor com grande resiliência e que poderá ser retomado rapidamente. “A crise é grande, mas nosso potencial turístico aqui no RS também é grande. Entendemos que as pessoas voltarão a fazer turismo num raio de 200 quilômetros, irão passear num dia e voltarão no mesmo dia. E isso favorece as regiões. Depois é que voltará o turismo no Estado, o turismo nacional e internacional.” Neste aspecto, o Estado também está trabalhando para a retomada do Observatório de Turismo no RS, que busca reunir informações sobre toda a cadeia.
O presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, afirmou, durante a web conferência que também acredita no turismo regional, quando ocorrer a retomada. “Isso pode nos favorecer, temos uma região espetacular e um potencial a ser descoberto”. A região também deve enviar à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do RS o projeto para a instalação de um Centro de Atendimento ao Turista no Parque Histórico de Lajeado.
Já o coordenador do projeto Trem dos Vales, Rafael Fontana, pediu apoio do Estado para viabilizar, junto à empresa Rumo Logística, que explora o transporte de cargas na Ferrovia do Trigo, que abra possibilidade também para o transporte de passageiros. “No ano passado, tivemos passeios que foram um sucesso. Precisamos da autorização da Rumo para ter o passeio definitivo”, explicou Fontana. Lorenzoni se comprometeu a auxiliar o projeto a ter este aval para se tornar permanente e se prontificou a buscar apoio também no governo federal e no Ministério do Turismo para atender esta demanda da região.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu