COLUNISTA
DEUS ABENÇOE OS VIZINHOS
   
Nunca faça mal a um vizinho, que o seu mal vem a caminho

Por Jaime Folle
01/09/2020 14h45

Os vizinhos são sentinelas permanentes, quando viajamos, eles ficam atentos a tudo e sempre prontos para agir a qualquer movimento estranho que possa acontecer em nossa casa, ainda cuidados dos animais de estimação, se precisar, eles levam para suas casas, dão banho, preparam sua ração e até compram, se faltar, e quando voltamos, fazem um relatório completo de tudo o que aconteceu, coisa que nem o melhor funcionário faria.

Um bom vizinho é um minimercado vinte e quatro horas que temos ao abrir a janela: “vizinha, me empresta um azeite, me faltou sal, o meu gás acabou agora, pode me emprestar o seu de reserva? ”. Deu pane no carro, a bateria não pegou, o pneu está furado? Lá vamos nós: “vizinho, pode me ajudar aqui, ou me leva no trabalho que estou atrasado (a) ”, lá vem dois ou três prontos a ajudar. E assim vai...

Acaso alguém adoecer, falta espaço de ajuda, todos de uma maneira ou de outra querem ajudar, nos cuidados no hospital, em casa, cuidando dos filhos, arrumando a casa, inclusive até com ajuda financeira. É difícil o dia que, ao abrir a porta, não tenha um vizinho que pergunta: “como estão todos? ”, e desejando que tenhamos um ótimo dia.

Que maravilha quando temos bons vizinhos, é uma dádiva, por isso que todos os dias eu agradeço a Deus pelos meus vizinhos, eles são a extensão da nossa casa, portanto “nunca faça mal a um vizinho que o seu mal vem a caminho”, e quando tiver um que outro que não for do seu agrado, ou as relações podem não estar muito bem, chame-o para uma conversa e acerte a situação que este, com certeza, a partir daí, vai ser o melhor de todos os vizinhos, pois não vai querer perder mais a sua amizade.

Existem vizinhos que moram anos, um ao lado do outro, e não se entendem, outros nem sabem se eles têm sala, cozinha, dentro de casa, porque nunca se visitam. Convictos da importância das relações de vizinhança, os nossos antepassados deixaram-nos o legado de que mais vale um mau ano de negócios do que um mau vizinho! 

Não podemos ignorar o impacto que um mau vizinho pode ter, não só ao nível daqueles que o rodeiam, como de praticamente todos os que habitam uma rua ou um bairro. É bom termos uma boa relação com a vizinhança, porque os vizinhos são os parentes mais pertos que temos. Há de se dizer que não existe conforto maior quando temos grandes vizinhos.

Deus abençoe os vizinhos!

Até a próxima!

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu