CURIOSIDADES
Curiosidade Você sabe como surgiu o filtro de café,que usamos no nosso dia a dia?
   
Em Dresden, uma dona de casa usava as folhas de papel do caderno de seu filho para não deixar a borra do café cair na xícara

Por Divulgação
01/09/2020 15h21

A multinacional ***Melitta começou num quartinho do Leste alemão, no início do século 20. Hoje tem fábricas em 14 países e sua linha de produtos vai muito além de coadores de papel para café.

Foram precisos 300 anos de degustação do café na Europa para que uma dona de casa de Dresden chegasse a uma idéia tão simples quanto genial, e que revolucionaria a preparação da aromática bebida em todo o mundo.

Era o ano de 1908 e Amalie Auguste Melitta Bentz fazia café. Como ditava a prática da época, o pó era escaldado e precisava descansar, até poder ser servido. A borra, que mesmo assim ficava no fundo da xícara, incomodava tanto a Sra. Benz, que a inspirou a uma invenção.

Com martelo e prego, ela fez furos numa panela cilíndrica de latão, forrou o fundo com um círculo de papel mata-borrão, tirado do caderno de seu filho mais velho. Pó de café, água fervente por cima, e estava criado o primeiro filtro Melitta.

A partir daqui há duas versões da história: numa, a diligente senhora patenteia a invenção e funda sua firma num pequeno quarto. Na outra, o Sr. Benz – que aliás haveria dado a faísca primeira à invenção, reclamando do café da esposa – é quem assume o aperfeiçoamento do produto e a criação da empresa. Seja como for, hoje a Melitta é administrada por três netos da criativa dona de casa.

Um coador muda o mundo
A invenção evoluiu e conquistou o mundo: em 1925 adotou-se a típica embalagem vermelha e verde, que em 1929 já era exportada. Em 1932,  utilizam folhas de papel quadradas, em conjunção com o suporte cônico. Cinco anos mais tarde, o corpo dos filtros toma a forma de “V”, com os coadores correspondentes. Assim, o aroma podia expandir-se, sem a liberação excessiva de substâncias amargas. E – argumento importantíssimo na época – assim se economizava o precioso pó negro.

 

No Brasil
Os miraculosos saquinhos de papel chegaram ao país em 1968. Em 2003, ao completar 25 anos, a Melitta do Brasil dominava 53% do mercado nacional de filtros de café. Com boas possibilidades de expansão, uma vez que 40% da população brasileira ainda utiliza os menos higiênicos coadores de pano.

E pensar que tudo começou com alguém incomodado com a borra do café!

Créditos: Deutsch Welle e Blog Chucruteslandia e com informação de Tati Molini

***Melitta é uma marca da Alemanha que desenvolve cafés embalados a vácuo, café solúvel, filtros para café e outros produtos relacionados à indústria cafeeira. Tem filiais em diversos países, e no Brasil se estabeleceu em 1968, fabricando principalmente os filtros de papel
 

   

  

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