GERAL
INSS faz vistorias em agências para retomar as perícias médicas
   
Mais de 150 agências em todo o País já foram vistoriadas

Por O Sul
16/09/2020 17h23

O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Leonardo Rolim Guimarães, afirmou, nesta quarta-feira (16), que as perícias médicas, que estão suspensas, serão retomadas a partir desta quinta-feira (17) nas agências que tiverem passado por inspeção do órgão.

Segundo Rolim, mais de 150 agências em todo o País já foram vistoriadas. “A partir de amanhã [quinta], aquelas agências que passaram por inspeção já retomam o trabalho”, afirmou o presidente do INSS durante vistoria a uma agência em Brasília.

Apesar da declaração de Guimarães, o vice-presidente da Associação Nacional de Médicos Peritos, Francisco Cardoso, afirmou que a categoria não voltará às atividades nas agências. “A chance é zero. A essa hora não dá mais para organizar a lista de vistoria. O INSS não nos forneceu nada.”

O INSS reabriu parte das agências na segunda-feira (14) após esses locais passarem cinco meses fechados por conta da pandemia de Covid-19. Mas o serviço de perícia médica, um dos principais, não foi retomado.

Os profissionais dizem que o INSS não adaptou as agências para que o serviço seja feito em segurança em meio à pandemia. O instituto afirma que os profissionais estão reivindicando melhorias que não têm relação com a prevenção da doença.

Rio Grande do Sul

Na segunda, o INSS divulgou uma nota sobre a reabertura das agências em Porto Alegre e na Região Metropolitana. “O INSS informa à população que todas as agências de Porto Alegre, Viamão e Alvorada permanecem fechadas para o atendimento presencial aos cidadãos. Nesse primeiro momento, de retorno gradual, uma única unidade reúne condições para a reabertura, conforme o protocolo de segurança adotado pelo Instituto: a Agência da Previdência Social Porto Alegre-Partenon. Sua reabertura ainda não ocorreu pela necessidade de nova vistoria para confirmar a realização dos ajustes apontados em inspeção ocorrida na semana passada, sobretudo no que diz respeito à adequação dos consultórios de perícia médica. A nova vistoria será realizada ainda nesta semana, impreterivelmente. Reabrir a unidade do bairro Partenon e as demais, no menor prazo possível, é um compromisso que o INSS assume perante os seus segurados. Tão logo seja definida, a data de reabertura será amplamente divulgada à população, assim como as orientações para agendamento dos serviços”, diz o texto.

Com informações de O Sul

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu