POLÍTICA
Candidato à reeleição em Lajeado, Caumo é recebido pela diretoria da Acil
   
Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (29). O atual prefeito e candidato à reeleição Marcelo Caumo esteve acompanhado da candidata a vice-prefeita Gláucia Schumacher.

Por Ass. Imprensa ACIL
29/09/2020 17h04

Lajeado – "Os dois cenários inesperados que aconteceram neste ano e o preparo para os grandes projetos que começam a se concretizar em 2021 fizeram sentir-me no compromisso de continuar." Foi falando sobre sua atuação diante da pandemia e das enchentes que atingiram Lajeado que o candidato Marcelo Caumo iniciou o encontro e defendeu sua posição de seguir como prefeito do município para a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) na manhã desta terça-feira (29).

Na condição de candidato à reeleição, Caumo visitou a entidade juntamente com sua candidata a vice-prefeita Gláucia Schumacher. Eles foram recebidos pelo presidente, Cristian Rota Bergesch, vice-presidentes, diretores e colaboradores da Acil. O objetivo do encontro foi falar sobre sua gestão no município e a construção do seu plano de governo para a busca do novo mandato.

Ao defender sua candidatura à reeleição, Caumo disse que se sente no compromisso de continuar na gestão, pois em 2016, quando foi eleito, o cenário era diferente do que estamos vivendo. "Ao assumir, conseguimos reduzir secretarias e cargos comissionados. Também colocamos ordem na casa, escalando um médico como secretário da Saúde, uma professora como secretária da Educação e assim por diante", destacou o candidato ao relacionar as ações concretas encaminhadas no período.

Melhor gestão

"Sempre pensamos apenas em fazer a melhor gestão e não em reeleição. Porém, estamos muito estimulados em continuar pelo compromisso que temos com a comunidade para dar sequência e encaminhamento a todas as oportunidades e projetos que começam a se materializar em 2021", adianta.

Segundo o prefeito, com as reduções e readequações na prefeitura e o ótimo trabalho da vice-prefeita e secretários foi possível ter superávit nas receitas municipais durante três anos consecutivos. Glaucia enfatizou que "vê o prefeito Marcelo como líder que está em sua melhor fase e por isto tem que ser aproveitado para continuar trabalhando em prol do benefício de Lajeado".

Mobilidade urbana

Um dos vários questionamentos feitos pela diretoria da Acil ao candidato foi a mobilidade urbana. Caumo explicou que o tema faz parte do Plano Diretor de Lajeado. Ele falou que as obras de melhoria próximo ao trevo da BRF são de responsabilidade estadual e que só não foram realizadas devido à pandemia. "Em março, estávamos em avançadas tratativas com o governo estadual. Íamos a Porto Alegre toda semana para conversar sobre as obras, mas aí chegou a pandemia na região", justificou.

Outro projeto importante, o viaduto sobre a ERS-130, que liga os bairros Montanha e Florestal, ganhará nova pista para diminuir os congestionamentos em horários de pico. As obras iniciam nos próximos dias. O candidato à reeleição também mostra-se favorável a começar o debate para construção do projeto de nova ponte sobre o rio Taquari, ligando Lajeado à Estrela.

Segurança

Ao falar sobre segurança, Caumo mostrou-se otimista. Comentou que, atualmente, todos os órgãos de segurança do município reúnem-se para trocar informações e trabalham em sintonia. Informou a instalação de oito câmeras de vídeo monitoramento inteligentes em oito pontos do município. "Lajeado é pioneiro nesse cercamento eletrônico. Conseguimos ter informações precisas sobre tudo", frisou.

O candidato destacou que a projeção é encerrar 2021 com 16 dessas câmeras em funcionamento. "Além de cercar todo o município, queremos levar esta proposta a todo o Vale do Taquari, pois isso vai permitir mais eficácia no trabalho dos órgãos de segurança", acentuou.

Ao ser questionado sobre a instalação da guarda municipal no município, Caumo falou que é um projeto a ser trabalhado a longo prazo e que, para isso, deve-se fazer a substituição gradativa dos fiscais de trânsito pelos guardas municipais. "Além de fiscalizar o trânsito da cidade, a guarda municipal tem a missa de atuar em assuntos que possam ser consensuados, como perturbação de sossego ou desentendimento entre vizinhos", explicou.

Ambiente de inovação

Segundo Caumo, seu plano de governo trabalha dando continuidade às questões que estão sendo estruturadas desde agora. Questionado sobre as ações de concretização do Pro_Move Lajeado, Caumo comentou que o programa está bem iniciado com o trabalho de diagnóstico e mapeamento da nossa atual realidade desenvolvido pela Fundação Certi, de Florianópolis. Adiantou que a construção do ambiente de inovação tem que estar inserida na formação da cultura do município e isto demanda tempo.

Cheias

Discorrendo sobre as cheias que atingiram a região, citou que existem ações sendo realizadas e planejadas para melhorar o sistema de monitoramento e sinalização e minimizar os impactos causados pelas águas. Anunciou que uma régua de sinalização já está instalada no Parque dos Dick e que, em breve, será aberta licitação para recuperação dos locais que foram danificados pela última cheia, como as faixas de barranco levadas pela força das águas. "Ficamos surpreendidos com a agilidade do governo federal em atender às demandas e destinar recursos para os municípios que tiveram estragos provocados pela última cheia."

Comércio ambulante

Ao ser interrogado sobre o comércio informal ambulante no município, o candidato expressou que o assunto é complexo. "A questão dos ambulantes é um processo que está em construção e exige o alinhamento com todas as forças vivas. Nós não temos como extinguir, mas vamos colocar um regramento concreto a ser seguido por eles", finalizou.

Previsões para 2021

Caumo mostra-se confiante em relação às previsões para 2021. "Embora tenhamos uma projeção de déficit, as oportunidades que estão desenhadas para próximo ano são muito consistentes", destacou.

Ao final do encontro, o candidato recebeu do presidente da Acil um ofício pontuando as principais demandas da entidade em prol do pleno desenvolvimento de Lajeado e região.

Além de Bergesch, participaram da recepção ao candidato, os vice-presidentes de Administração, Graciela Ethel Black; de Inovação e Tecnologia, Douglas Scheibler; Relações Institucionais, Ardêmio Heineck; diretor de Integração Regional, Douglas da Cunha Mussolini; diretor Assessor Jurídico, João Pedro Arruda, o gerente Antonio Juarez da Silva e a gestora de Relacionamento Idalaura Fracaro.

Candidato a reeleição, Marcelo Caumo recebe ofício com as demandas da Acil
(Lucas Santos)

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu