GERAL
Bar de vinhos vai inaugurar em prédio histórico que já abrigou cantina
   
Nesse primeiro momento de abertura na pandemia, o Tannat Wine Bar vai atender em horário reduzido, das 17h às 23h, de terça a sábado.

Por Babiana Mugnol
23/10/2020 15h23

Caxias do Sul/RS - Tannat Wine Bar é o nome da principal âncora do complexo que já abrigou a Cantina Pão & Vinho, perto da Casa de Pedra, em Caxias do Sul. A edificação histórica de 1896  está sendo restaurada, e o bar de vinhos tem previsão de inaugurar na segunda quinzena de novembro.  Inicialmente, a operação vai ocupar 150 metros quadrados para o salão principal e outros 130 metros quadrados de área externa para mesas externas em dias de tempo bom.

Os sócios do Wine Bar são Erich Tortelli, 29 anos, Alessandro Beltrame, 29,  Jéverson Brisotto, 36,  e Jonatan Bittencourt, 29. Empresários e comerciantes, nenhum vem da área da gastronomia ou de vinhos, mas foi justamente a percepção de mercado que fez o quarteto apostar na inauguração de um empreendimento com este perfil.

"Estamos no meio de um polo de vinho extremamente reconhecido, mas em Caxias não havia nenhum wine bar no formato que vamos inaugurar, dentro de uma cantina histórica", destaca Tortelli.

Operação vai ocupar 150 metros quadrados para o salão principalFoto: Architecting Studio / Divulgação

O sócio conta que a casa vai iniciar com 120 rótulos de 20 países, mas ressalta a valorização do produto nacional, já que mais de 50% do estoque é das marcas brasileiras. As principais vinícolas da Serra já foram contatadas, segundo Tortelli. Outra proposta dos empreendedores é descomplicar o consumo do vinho. Para isso, vão contar com quatro wine stations, máquinas para conservar e servir a bebida diretamente em torneiras. Cada estação de vinhos terá quatro rótulos.

"O que a gente quer mostrar  é que o vinho não precisa ser associado com algo caro e formal. Em uma única noite o cliente pode, com essas máquinas, degustar até 16 rótulos sem precisar comprar uma garrafa", exemplifica o empreendedor.

Wine bar vai contar com quatro wine stations, máquinas para conservar e servir a bebida diretamente em torneiras. Foto: Architecting Studio / Divulgação

O investimento para montar o bar foi de R$ 750 mil. Nesse primeiro momento de abertura na pandemia, o Tannat Wine Bar vai atender em horário reduzido, das 17h às 23h, de terça a sábado.

Mais de 20 profissionais contratados

Para a operação do Tannat Wine Bar, foram contratados mais de 20 profissionais. A contratação do chef Ramon Zampieri foi surpresa até para os donos. Paulista, com experiência de atuação em restaurante do chef Henrique Fogaça, o responsável pelo cardápio do novo empreendimento caxiense estava morando na Noruega, mas com a pandemia resolveu voltar a morar na terra Natal da esposa, em Caxias. Ramon faria, inicialmente, apenas a curadoria do cardápio, mas a situação fez com que ele aceitasse o convite para comandar a cozinha. Além de pratos que conversam com a cozinha italiana, como tábuas de frios, lasagnetta e até sagu com gelatto, o bar vai ter variadas opções de carnes e pratos da culinária internacional, como ceviche. Para auxiliar na harmonização, a sommelier contratada é Flávia Busseti.

Com informações de O Pioneiro

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu