COLUNISTA
História de Estrela, contada em tópicos
   
O historiador JAM Brasil traz alguns tópicos e fotos que contam um pouquinho da história da Princesa do Vale do Taquari

Por JAM Brasil
19/11/2020 14h59

Estrela Futebol Clube - Clube esportivo de Estrela, fundado em 17/11/1931, na Confeitaria ou Bar Elite, teve a seguinte diretoria eleita: presidente Pedro Luís Mörschbächer; vice-presidente José Massing; 1º tesoureiro Oscar Noll, 2º tesoureiro Oto Stürmer; 1º secretário Aristarco BrasilIniciou no potreiro de Albino Leonhardt, no Bairro Oriental. Em 02/04/1933, sob a presidência de Ary Brack, depois de muita luta, foi inaugurada a praça de esportes. Mais tarde, passou para o "Campo da Baixada", na rua Marechal Deodoro, perto do Moinho dos Ruschel. Foi registrado no Cartório em 05/05/1948, sendo seu presidente Edmundo Hergemöller e vice-presidente Armando O. Gemmer.

Aero Clube do Alto Taquari - Acat - Em 18/11/1942, foi concluída a segunda parte da pista, aterrissando um avião da FAB. Pista e instalações são inspecionadas por autoridades do DAC. Em 04/12/1942, José Wingen entregou ao Centro de Reservistas do Exército (CRE) de Lajeado o planador secundário CRE, construído por ele em Estrela, para ser doado à Escola de Pilotos do Acat. O próprio prefeito, Dr. Cláudio de Toledo Mércio, convidou o interventor federal, General Osvaldo Cordeiro de Farias, para a inauguração do ACAT, em 19/12/1942.

Em 19/11/1931 o estrelense Ernani Ruschel – Jornalista e radialista, realizou a primeira transmissão esportiva no Rio Grande do Sul quando transmitiu a vitória de 3 a 1 do Grêmio contra uma seleção do Paraná, no Estádio da Baixada, Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Um dos primeiros locutores de rádio no RS, o primeiro narrador esportivo na Rádio Sociedade Gaúcha.

Banda Municipal de Estrela - Fundada em 22/11/1977, foi registrada em 15/08/1979, sendo presidente Danilo Müssnich, com o objetivo de organizar e manter uma banda de música com instrumentos de sopro e percussão, desenvolvendo a arte musical, com sede na cidade de Estrela e mantida pelo município. Em 1992, estava com 22 componentes, sob a batuta de Otélio da Rosa e presidida por Francisco Vilmar Horn. Depois, chegou a ter 30 músicos.

Centro de Tradições Gaúchas Vinte (20) de Maio - Entidade tradicionalista em Estrela, fundado em 23/11/1954. A primeira diretoria estava assim constituída: patrão, Dr. José Francisco Marques Conceição; 1º capataz, Calvino Reis; 2º capataz, Lélia M. da Rocha; sota capataz, José Belo; 1º agregado, Ivone Gausmann; 2º agregado, José Azambuja e 3º agregado, Dalila Ruschel. Conselho de Vaqueanos: Dr. Rui Paixão Cortes, Getúlio Azambuja, Arnaldo José Diel, Nemur Nery, Dr. Renato Alves de Oliveira, Dr. Aristides Cabanhas Machado e Heli de Azambuja Estrella. As Invernadas: Social, Ceres Lopes e Lino Schwertner; Cultural, Lucy Lopes e Fernando S. C. Leão; Artística, Albino Müssnich, Romilda Vier e Adolfo G. F. Ziebel; Museu, Antônio Mesquita da Costa; Campeira, Luís Wagner e Alfredo J. Horn e Agregado das Falas, Helmuth Mallmann e Oswaldo Carlos Van Leeuwen.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu