COLUNISTA
Saúde mental, o que é e como manter
   
Saúde mental, o que é e como manter

Por Ellenzita Camargo
21/01/2021 15h19

Uma saúde mental depende de vários outros fatores como o controle dos fatores internos e externos que cercam a vida de uma pessoa. Esses fatores, também estão intimamente a outros fatores emocionais e até mesmo a autoestima de um indivíduo.

Hoje esse assunto está em alta e anda sendo bastante debatido, principalmente por muitas pessoas acreditarem que tem alguma doença psicológica apenas por que se sentem tristes ou por terem lido os sintomas de alguma doença psicológica na internet. Estamos na era em que “todo mundo tem alguma coisa”, e meninas, não é bem assim que funciona.

Como manter a sua saúde mental

A sua saúde mental normalmente permanece bem por conta própria. Mas é claro que podemos fazer algumas coisas que vão fazer você se sentir melhor e se sentir mais “fortalecida” emocionalmente e mentalmente em relação ao mundo.

Uma das primeiras atitudes a se tomar é entender que o mundo é feito de altos e baixos. Nós nos sentimos bem em alguns momentos e triste em outros, e isso tem uma infinidade de motivos.

Vai haver por exemplos dias que nós vamos acordar sem vontade de fazer nada, e outros dias que vamos estar a “todo vapor”. E como somos mulheres um dos motivos para essa mudança de estado emocional podem ser as variações hormonais que acontecem com a gente, ou por qualquer outra razão, resumindo – isso é perfeitamente normal.

Uma segunda atitude é amar a si mesma e se aceitar perfeitamente, do jeito que você é. A razão para isso é que no mundo em que vivemos atualmente tudo se encontra em extrema mudança e existem muitos padrões que são extremamente difíceis de serem atingidos – um desses padrões difíceis de ser atingido é o atual padrão de beleza.

Quando começamos a olhar para o mundo e começamos a nos comparar com tudo que está a nossa volta, podemos entrar num jogo em que nós começamos a nos sentir que não somos o suficiente ou que não conseguiremos ser daquele determinado jeito ou ter aquela determinada qualidade.

Na verdade, é importante entender que no mundo real as qualidades são naturais (embora algumas possam ser desenvolvidas) e boa parte do que assistimos e vemos meninas, são “modelos fabricadas” em algum lugar para vender algum produto ou serviço – o que apresenta a falta de “realidade” dessas supostas apresentações que nos são feitas.

A única comparação que você deve fazer é a comparação com seus objetivos e com o seu bem estar. Mova-se sempre na direção daquilo que te faz feliz, e deixe a comparação para aquelas outras pessoas – inclusive uma comparação excessiva pode fazer sua autoestima e sua autoimagem ir por água abaixo.

Uma terceira atitude é se cercar de material que vá te fazer bem e adicionar positividade na sua vida. A saúde mental está intimamente ligada com aquilo que “digerimos” de informação Hoje em dia não é raro observar que existem muitas pessoas que começam a desenvolver um quadro de ansiedade apenas por assistirem jornais televisivos. Isso se da por que constantemente a pessoa se cerca de um material altamente estressante e que frequentemente te coloca em um estado de medo. Apesar de o mundo não ser mil maravilhas, é importante ressaltar que existe uma realidade muito melhor que a passada na televisão – até por que muitas das vezes essas notícias são passadas apenas para dar audiência.

Outras considerações

Essas três atitudes são um começo para que você se fortaleça diante de um mundo que constantemente nos coloca em dúvida e que também sempre coloca nossa saúde emocional em “cheque”.

Como dito anteriormente uma saúde emocional depende do seu controle de fatores internos e externos, e essas atitudes visam você a aprender a melhorar um pouco o controle de ambos esses fatores.

Muitas das vezes passamos até mesmo a julgar o nosso estado emocional atual já acreditando ser algum tipo de patologia, e assim já queremos resolver o nosso mal estar com alguns remédios perigosos (como sertralina) para dar fim a toda angústia que passamos.

Um importante aprendizado é que todas as fases da nossa vida, sejam elas boas ou ruins, fazem parte da construção de uma saúde mental. Todos esses revezes da vida é o que faz nossa saúde mental ganhar uma blindagem emocional mais forte com o conhecimento que adquirimos.

Sem “altos e baixos” meninas, somos apenas robôs.

Bom, pessoal, por hoje é só! Espero ter ajudado e até a próxima ;)

 

Ellenzita Camargo. Terapeuta parental e especialista em autismo. Todo o meu trabalho está em www.theraplin.com e www.autistasemregras.webnode.com

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu