ENSINO
Volta às aulas na rede municipal é tranquila
   
Retorno iniciou pelas Emeis, com muito respeito aos protocolos de segurança e com novidades. O início do ano letivo nas Emefs está agendado para o dia 22

Por Rodrigo Angeli
08/02/2021 14h45

Estrela/RS - A segunda-feira (08) foi de reencontros e novidades em algumas escolas da Rede Municipal de Educação de Estrela. O dia marcou a volta às aulas nas 12 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Crianças que reencontram amigos, professores e funcionários, como também os novos matriculados, tiveram retorno tranquilo, sem incidentes e com dedicação no cumprimento aos protocolos de segurança de combate à Covid-19. Entre as novidades, a presença de aparelhos sanitizantes em todas as salas de aula e ambientes comuns como refeitório, bibliotecas, salas de brinquedo e informática. O retorno nas Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está agendado para o dia 22. Dúvidas poderão ser tiradas diretamente nos educandários ou na Secretaria Municipal de Educação (Smed) pelo telefone 3981-1053.

O atendimento administrativo já havia sido retomado no último dia 03. Desde então as equipes formataram a estrutura para o retorno das crianças dentro dos critérios estabelecidos. Entre estes o de que o atendimento de Berçários, Maternais e Jardins será realizado inicialmente em escala de revezamento, ou seja, 50% dos alunos no turno da manhã e 50% no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h ou das 13h às 18h. Segundo estimativa da Smed, cerca de 68% das 1.372 crianças atendidas nas Emeis retornaram neste primeiro momento. Para a titular da pasta, Elisângela Mendes, algo a se comemorar. “Estamos felizes com o retorno tranquilo, sendo que temos a certeza de que trabalhamos muito para que ele seja seguro para toda a comunidade escolar, e neste sentido ficamos muito gratos pela confiança depositada pelas famílias no sistema municipal de educação, visto os bons números iniciais deste retorno, sendo que algumas famílias ainda estão procurando as escolas e a Smed”, explica a secretária. Miguel Billa Freb, de apenas quatro anos, foi um dos primeiros a chegar na Emei Casa da Criança. Disse que estava com saudades dos amigos e da praça da escola. Sua mãe, Fernanda, confirma. “Ele estava muito ansioso para voltar. Nós também porque percebemos o quanto ele estava agitado em casa, mas realizando poucas coisas produtivas. Acredito que tudo irá ocorrer da melhor maneira possível para todos.”

Entre as prioridades do primeiro dia de atendimento nas Emeis estava a orientação e o respeito para o cumprimentos das regras sanitárias, como a higienização constante dos espaços nos intervalos, uso do álcool gel, tapetes sanitizantes e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também os novos aparelhos Oxonyz, comprados pela Administração Municipal através de verba federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais (Fundeb) e do MDE. Os modernos aparelhos, com registro na Anvisa, são geradores de ozônio para oxi-sanitização, utilizando tecnologias que transformam oxigênio (O²) em ozônio (O³). Com alto poder oxidante e germicida, o elemento atua na destruição da parede celular de bactérias, fungos, vírus e protozoários, os eliminando, melhorando a qualidade do ar e diminuindo as chances de contaminação. Ao todo são 280 aparelhos, que também equiparão as Emefs.

No Ensino Fundamental, o atendimento do 1º ao 9º ano ocorrerá em escala de revezamento semanal, ou seja, 50% dos alunos na primeira semana e os outros 50% na semana seguinte. Regra que será seguida igualmente para as turmas da EJA. Neste primeiro momento não haverá atendimento em turno integral/Inverso nas escolas, como também não será oferecido atendimento no Sesi. A família que não se sentir segura e optar pelo ensino remoto, poderá retirar, a partir do início do ano letivo, o material físico na escola para a realização das atividades por parte da criança em casa. Independente disso, todos os responsáveis precisam contatar a escola para assinatura do Termo de Responsabilidade.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu