COLUNISTA
Vinho pode melhorar saúde de pacientes com diabetes tipo 2
   
Uma metanálise de pesquisas descobriu que o vinho pode ajudar os diabéticos, diminuindo a pressão sanguínea e o colesterol

Por Vitor Pereira
12/02/2021 17h27

Bebedores de vinho com diabetes tipo 2 precisam observar o que comem e bebem. No entanto, as evidências continuam a mostrar que eles podem desfrutar de vinho. Vários estudos descobriram que quantidades moderadas de vinho podem realmente melhorar a saúde dos pacientes com diabetes. Um novo estudo oferece evidências interessantes sobre o porquê.

O pesquisador principal Jinhua Ye e vários colegas do Departamento Cardiovascular do Hospital Tongde em Zhejiang Provence, na China, conduziram uma metanálise de nove estudos que melhor se encaixam em seus critérios e se aprofundaram nos dados. Os resultados foram publicados na revista Medicine.

Eles descobriram que os pacientes com diabetes podem se beneficiar definitivamente do consumo moderado de vinho, especificamente porque o vinho estava associado a uma pressão arterial mais baixa e a níveis mais baixos de colesterol total. "O consumo moderado de vinho entre pacientes com [diabetes mellitus tipo 2] pode reduzir o nível de pressão arterial diastólica e o colesterol total”, escreveram os autores. Verificou-se que os níveis totais de colesterol e pressão arterial diminuíram significativamente no dia seguinte ao consumo de vinho e ao longo de dois anos.

No entanto, outros fatores de risco para diabetes, como níveis gerais de glicose no sangue, não foram afetados. E, como este estudo foi uma metanálise retroativa, os pesquisadores não puderam selecionar um grupo de pacientes controlados; portanto, os sujeitos variaram amplamente em idade, níveis de consumo e outros fatores.

Os pesquisadores esperam realizar mais estudos sobre o tema. "Investigações adicionais, incluindo intervenções mais longas e mais homogeneidade dos participantes são necessárias para afirmar a eficácia e a segurança da ingestão de vinho e sua associação com o risco de doenças cardiovasculares entre os diabéticos tipo 2", concluíram.

 

Fonte: Wine Spectator

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu