SAÚDE
Mais um grupo de idosos é vacinado em Estrela
   
Município estendeu a imunização a pessoas com 83 e 84 anos ou mais, em ação que seguirá nesta sexta-feira (19)

Por Rodrigo Angeli
18/02/2021 15h48

Estrela/RS - A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela iniciou, nesta quinta-feira (18), a vacinação destinada a um novo grupo prioritário, composto este por idosos com 83 e 84 anos. A ação foi um reflexo do mutirão realizado pela pasta no último sábado (12), que buscou imunizar pessoas com mais de 85 anos e pessoas acamadas com mais de 60. Deste Dia D sobraram 150 doses, as quais decidiu-se pela aplicação imediata ao novo grupo. Com a medida, mais 74 idosos entraram para o contingente de pessoas imunizadas com a primeira dose. A campanha prossegue nesta sexta-feira (19).

A vacinação iniciou às 10h, e assim como no sábado presencialmente ocorreu somente no Posto Central (Rua General Osório, nº 427), respeitando uma ordem de chegada. Também como no mutirão, pessoas com dificuldades ou sem possibilidade de locomoção foram atendidas pelas equipes de saúde diretamente nos carros. E igualmente ao Dia D, o movimento local iniciou cedo. Seu Leo Reichert, de 84 anos, morador da Linha Geraldo, interior do município, foi o primeiro a chegar, duas horas antes. Acompanhado da filha, Vanice Reichert, reconheceu. “Estou ansioso”. Ela, que fez questão de registrar com fotos o pai sendo vacinado, justificou na perda de um um primo do pai e também de um vizinho, por causa da Covid, a ansiedade pelo momento. “Misturada com medo. Ele e nós todos estamos muito preocupados. Quem é que não se preocupa? Agora ficamos mais tranquilos por ele.”

De acordo com o Secretário da Saúde, Celso Kaplan, o “Lelo”, que acompanhou pessoalmente toda a movimentação, a iniciativa da pasta foi mais uma que buscou fazer com que a imunização chegue o mais rápido possível a todos os grupos prioritários. “Estando as pessoas de mais idade já vacinadas, reduzimos os riscos de contaminação a quem mais sofre os efeitos da doença. Diminuímos já agora um pouco a faixa etária, e se possível logo passaremos a um novo grupo. Basta a comunidade ficar atenta às nossas orientações, como tem ocorrido, e tudo vai sair como o planejado”, destaca ele, sem deixar de mencionar a experiência da equipe da Saúde envolvida. “São profissionais que já deixam tudo preparado com antecedência, com experiência de outras campanhas. Isso deixa não somente a nós, da secretária, e também a quem busca os nossos serviços, mais tranquilos”, ressalta..

A vacinação para as pessoas com 83, 84 anos ou mais seguirá nesta sexta-feira, também das 10h às 14h. Mas como acredita-se que o maior movimento tenha ocorrido nesta quinta, não se descarta diminuir a faixa etária nas próximas horas ou no início da semana, apesar da consciência de que isso aumenta o contingente de candidatos à imunização. Pessoas de mais idade que não puderam se vacinar antes terão, como sempre, prioridade. Mais informações pelas redes sociais da Prefeitura, no canal do WhatsApp (9127-9045); no Centro de Triagem Covid (3981-1098) e na Vigilância Sanitária (3981-1136), além de presencialmente nas unidades de saúde.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu