SAÚDE
Saúde da mulher: alimentação equilibrada é uma aliada em diferentes fases da vida
   
Nutricionista do Sesc Lajeado dá dicas de como evitar desconfortos com uma dieta nutritiva

Por Natacha Gomes
24/03/2021 14h22

Uma alimentação equilibrada contribui com a saúde do corpo e da mente da mulher em todos os estágios da vida, além de colaborar para o bem-estar e com a disposição necessária para cumprir as atividades do dia a dia. Amenizar desconfortos do período menstrual, reduzir inchaço ou auxiliar na prisão de ventre são algumas das vantagens de manter hábitos saudáveis a partir de uma dieta nutritiva e variada.

De acordo com a graduanda em saúde da mulher e nutricionista do Sesc Lajeado, Juliette Carvalho, as principais queixas das mulheres estão relacionadas ao ciclo menstrual, constipação, presença de acnes, insônia, ansiedade e menopausa. "Durante a menstruação, há um aumento na vontade de comer doces, inchaço, dores de cabeça e no corpo, e humor alterado. Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como peixes, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes como couve e espinafre, além de fibras, ácidos graxos, minerais e vitamina E – presente na pera, no salmão, nas sementes de abóbora, na cenoura, na banana e na manga - funcionam para evitar esses indesejados sintomas", esclarece. 

A dificuldade em eliminar líquidos do corpo resulta em inchaço, principalmente nas mãos, pernas e pés. Para solucionar essa questão, a especialista indica um cuidado com a hidratação e o consumo de alimentos ricos em potássio, como banana, peixes e feijão. Os chás verde, de cavalinha, cabelo de milho, alfafa e hibisco também são ótimas alternativas para quem sofre com este problema. 

Já para os momentos de intestino preguiçoso, que podem ocasionar alterações no ânimo, sensação de irritabilidade e estresse, o ideal é aumentar o consumo de frutas, verduras e fibras. "Apostar na linhaça, na ameixa preta, no consumo de aveia, de sucos, chás e muita água ajudam muito no funcionamento do intestino", garante Juliette. A nutricionista indica ainda que é importante estar sempre atenta aos sinais do corpo: "Ele indica o que pode estar faltando no nosso organismo", conclui. 

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu