COLUNISTA
Seja gentil com as pessoas, quase ninguém tá bem
   
A prática da empatia se tornou extremamente necessário para um convívio saudável, nestes tempos de pandemia que estamos vivendo

Por Raquele Simon
21/05/2021 11h10

Essa semana li essa frase em algum post no Facebook, parei, senti ela tão verdadeira e de forma tão intensa, como se fosse: " é disso que o mundo precisa!"
Empatia, a habilidade de se colocar no lugar do outro.
Se interessar verdadeiramente pelas pessoas, ter empatia por elas, nunca foi tão importante quanto neste momento que estamos vivendo.
A pandemia trouxe muitas perdas, muitas mudanças e esse afastamento social está deixando as pessoas doentes.
Levando isso em conta, será que essa habilidade é importante para um líder?
Um líder que demonstra verdadeiro interesse por sua equipe, conhece as preocupações, desafios, motivos e sonhos de seus liderados, está a frente, e certamente consegue muito mais êxito quando precisa de cooperação. Além disso, por esse exemplo, consegue melhorar a relação entre colegas, engajamento e desenvolvimento, de maneira que a equipe cresça junto.
Mas como desenvolver essa habilidade?
É simples, ou deveria ser... Tente ouvir mais as pessoas. Quando você pergunta : "tudo bem?", ouça e mostre interesse verdadeiro em saber a resposta. Tente ouvir sem criticar ou julgar. Escolha bem as palavras e indique caminhos.
Sempre pense: "como eu iria me sentir nesta situação".
Lembre se: as pessoas são diferentes, sentem de forma diferente, pensam de forma diferente. Nunca tente molda-las a sua forma de ver as coisas.
Essa é uma dica que, se colocada em prática, pode mudar o ambiente de trabalho e qualquer ambiente.
Seja gentil e certamente fará a diferença!
Até mais!

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu