TURISMO & VIAGEM
Seminário Regional de Turismo Rural reforça potencial do Vale
   
Evento realizado em Estrela reuniu prefeitos e secretários de diversos municípios. Na pauta, estratégias e caminhos para fortalecer ainda mais o desenvolvimento turístico da região

Por Rodrigo Angeli Prefeitura de Estrela
13/07/2021 18h02

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), promoveu nesta terça-feira (13) o Seminário Regional “Memória e Patrimônio: Oportunidade para o Turismo Rural”. O evento sediado no Estrela Palace Hotel reuniu prefeitos e secretários municipais de Cultura e Turismo, conselheiros e outros envolvidos de diversos municípios do Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Entre os palestrantes, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphan) – autarquia vinculada ao Ministério do Turismo –, Leonardo Maricato; o secretário parlamentar da Câmara Federal, Felipe Diehl; e o prefeito de Ilópolis, Edmar Rovadoschi. No encerramento do evento, os presentes visitaram o Memorial e a Escadaria de Estrela, onde conheceram um pouco da história local, o que já foi feito para preservá-la e detalhes dos novos projetos.

Seminário no Estrela Palace Hotel reuniu mais de 70 convidados, sendo respeitados todos os protocolos contra Covid-19

 

Representação

Prefeito Elmar Schneider destacou os investimentos que estão sendo realizados na área, pois disse que não há como falar em turismo sem olhar para a história

Ao todo foram mais de 70 presentes. Entre eles os prefeitos de Estrela, Elmar Schneider; de Ilópolis, Edmar Rovadoschi; de Doutor Ricardo, Álvaro Giacobbo; de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon; de Santa Clara do Sul, também presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Paulo Kohlrausch. Ainda o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, e representantes de diversos setores envolvidos nas áreas envolvidas de Anta Gorda, Bom Retiro do Sul; Boqueirão do Leão; Colinas; Coqueiro Baixo Cruzeiro do Sul; Encantado Fazenda Vilanova; Lajeado; Imigrante; Muçum; Nova Bréscia; Progresso; Roca Sales e Teutônia, entre outros convidados.

Entre os palestrantes estava o superintendente do Iphan, Leonardo Maricato

 

História e futuro

 

A abertura foi realizada pela titular da Secel, Carine Schwingel, que agradeceu a presença de todos, ressaltou o avanço no município na preservação histórica com a inauguração do Memorial de Estrela e a união de forças. “Memória, cultura, esporte, lazer, turismo. A interligação destes segmentos que caminham juntos e colaboram para o crescimento do todo faz do Vale do Taquari um protagonista no Estado que pode se destacar ainda mais”, disse. Já o prefeito Schneider destacou que não há como falar em turismo sem olhar para a nossa história. “Há um novo momento, um novo normal, onde devido às dificuldades impostas pela pandemia passamos a observar um pouco mais as nossas peculiaridades, tradições, e assim como nosso patrimônio. Nesse sentido, Estrela e a nossa região são de uma riqueza e uma potencialidade fantástica”, disse, ao citar as muitas igrejas pelo interior do Vale, que estão em zonas rurais e comunidades. “Mas falar a respeito disto para um público qualificado e interessado como este, ciente de que preservar é olhar para o futuro, é ter a certeza de que estamos em novos e certos caminhos”, frisou. O presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, foi no mesmo sentido. “Ver a organização deste seminário por parte dos anfitriões, e o interesse de nossos filiados, nos deixa esperançosos, felizes e certos de que a região está amadurecendo em todas as esferas de seus governos.”

Secretária de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Carine Schwingel abriu o evento

Entre os palestrantes, Felipe Diehl, formado em gestão pública, enfatizou o potencial dos municípios na busca de recursos. Já o prefeito de Ilópolis apresentou detalhes do trabalho de valorização do patrimônio local, considerado referência nacional. E o superintendente do Iphan, Leonardo Maricato, falou sobre o patrimônio material e imaterial como ativo para o turismo e valorização das comunidades. “Nós dispomos de recursos federais, pois é um órgão federal, mas essa superintendência atende todo o Estado do Rio Grande do Sul e temos uma extensa agenda na região, que espero futuramente poder ampliar, então vamos trazer tudo o que o Iphan puder oferecer para tentar atender as cidades daqui”, relata ele. Vale destacar que o Iphan é composto por 27 superintendências estaduais que respondem pela coordenação, planejamento, operacionalização e execução das ações do instituto em âmbito estadual, e supervisão técnica e administrativa dos 28 escritórios técnicos.

Os palestrantes foram agraciados com mimos.

As fotos levam a assinatura de Pablo Reis/Prefeitura de Estrela

Depois do seminário, visitantes conheceram o Memorial de Estrela e caminharam até a Escadaria de Estrela

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu