SAÚDE
Vacinação Covid nesta sexta e sábado ampliará índices positivos
   
Estrela, que é o maior município do Estado a não registrar óbitos em julho, realizará duas grandes etapas de imunização, tanto de antecipação da dose complementar como da primeira vacina para nova faixa etária

Por Rodrigo Angeli Prefeitura de Estrela
22/07/2021 14h46

O Governo do RS comemora a redução do número de óbitos no Estado em razão da Covid. Entre os 55% dos municípios que ainda não registraram mortes no mês de julho, destaque para Estrela, o maior em população entre estes. Na cidade do Vale do Taquari, o período é ainda maior: 45 dias. Para seguir neste salutar processo, a Secretaria Municipal de Saúde programa duas grandes etapas de imunização, ambas para o Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h. Nesta sexta-feira (23), mais uma de antecipação da dose complementar (D2) do imunizante da AstraZeneca. No sábado (24), outra da primeira dose (D1) para o público em geral e grupos prioritários, cuja faixa etária já abrangerá pessoas com 28 anos ou mais.

As duas etapas serão no Parque Princesa do Vale, com drive thru e fila normal

Antecipação

A etapa desta sexta será a segunda dentro do processo de antecipar a segunda dose do imunizante da AstraZeneca, então para pessoas que têm agendada na sua caderneta de vacinação a data 05 de agosto ou antes. Na primeira, realizada sábado passado, mais de 660 pessoas buscaram receber a D2 antes do previsto e agendado (06/07; 28/07; 30/07; 31/07 e 02/08). Mas até mil cidadãos eram esperados. Por isso a Secretaria da Saúde projeta grande movimento nesta sexta. “Devem procurar receber a D2 tanto as pessoas que tinham agendado fazer isso até 05 de agosto, como aquelas que não compareceram no último sábado e que agora já estão em atraso. Assim alertamos aqueles que antes mesmo da antecipação já estavam atrasados, e que também podem ir, pois é necessário e fundamental completar a imunização”, ressalta a enfermeira-chefe, Ana Carolina Pádua Lopes, responsável pelo gerenciamento da vacinação da Covid no município. Entre as exigências, estar de posse da caderneta de vacinação cedida na ocasião da dose inicial.

Estrela quer seguir sem óbitos e com alguns dos melhores índices do Estado

Primeira dose

Já a etapa de sábado (24) será mais uma dedicada à aplicação da primeira dose. A idade limite será reduzida para 28 anos, três a menos comparada à última realizada. Dependendo da procura, a Equipe de Saúde não descarta reduzir ainda mais a idade ao longo da sessão. Todos os demais grupos prioritários, como profissionais da educação, saúde e motoristas profissionais, assim como pessoas com comorbidades, acima dos 18 anos, também podem comparecer, mas estes de posse de receita médica atualizada.

Públicos-alvo e objetivos serão diferentes nesta sexta e sábado

Como e onde?

O sistema para as duas etapas será o mesmo adotado em outras etapas realizadas no Parque Princesa do Vale. O cidadão deve ficar atento às entradas: pela Rua Júlio de Castilhos será para os pedestres. Já o portão lateral da Rua Bruno Schwertner será para os veículos do drive thru. É necessário utilizar máscara, levar CNH ou documento de identificação como CPF. Seguem as campanhas de doação de alimentos e roupas no local, em parceria com o Lions de Estrela.

Números

No geral, o município já vacinou 18.260 cidadãos com a D1, o que faz Estrela superar a marca de 70% do público-alvo, considerando a estimativa de 26 mil acima dos 18 anos a serem imunizados segundo os cálculos iniciais. Agora são ao todo também 8.599 cidadãos com a dose complementar (D2), ou mais de 33% da população.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu