ENSINO
Educação investe R$ 1,5 milhão em obras e melhorias
   
Secretaria realizou centenas de melhorias no primeiro semestre nos mais diversos setores da infraestrutura educacional, sanando antigas demandas e atendendo a outras solicitações das comunidades escolares

Por Rodrigo Angeli Prefeitura de Estrela
25/08/2021 15h42

Escola pintada. Outra cercada. Telhado consertado, muro trocado, quadra esportiva coberta e agora sim já em uso. A Secretaria Municipal de Educação fechou o relatório que traz o balanço dos investimentos realizados no primeiro semestre nos mais diversos setores estruturais das escolas da rede municipal. Ao todo, segundo a pasta, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão em centenas de obras que contemplaram, com maior e menor proporção, as 21 escolas de Educação Infantil (Emeis) e do Ensino Fundamental (Emefs) do município.

A Emef Pinheiros é uma das que mais sente os efeitos práticos e positivos das obras realizadas. A quadra esportiva da escola que fica no bairro de mesmo nome, agora coberta, já pode e é utilizada com ânimo pelos alunos nas aulas de Educação Física, nos intervalos e outros momentos. “A nossa quadra esportiva teve uma série de contratempos. Inicialmente, o espaço era uma quadra aberta, e as bolas da prática de Educação Física paravam nos pátios vizinhos. Então, até por iniciativa dos pais do CPMF, foram construídas paredes para tentar sanar o problema. Mas quando a quadra recebeu o fechamento da frente e laterais em razão da cobertura, as paredes sofreram rachaduras e ameaçaram cair. Agora tudo foi reforçado e resolvido e ela finalmente está sendo muito bem utilizada por todos”, explica a diretora Maria Raquel Güntzel. “Outro caso solucionado foi do nosso muro. Com o asfaltamento da rua em frente à nossa escola, a via ficou mais alta. Sem escoamento, nos dias de chuva a água e tudo mais passou a escorrer para dentro do nosso pátio. A empresa responsável apenas colocou algumas tábuas provisoriamente para tentar solucionar, mas pouco adiantou. Agora a secretaria construiu uma contenção na parte da frente e lateral da escola, e o problema foi sanado”, relata Raquel. “Ocorreu ainda a instalação de lâmpadas leds nos corredores e salas, a limpeza de calhas e algerozas, e muitas outras melhorias, o que deixa nossos espaços mais limpos, bonitos e seguros”, finaliza.

A comunidade escolar da Emei Criança Feliz, no Loteamento Marmitt, Bairro Moinhos, é outra que comemora. “Avançamos muito, mudou tanta coisa que fica até difícil citar tudo, sem cometer a injustiça de esquecer algo. É preciso começar pela fachada da escola, que foi toda pintada e está muito mais bonita. Nossos berços também foram pintados e os trocadores do berçário são novos. A instalação de um novo banheiro, que se fazia urgente há muito tempo, finalmente ocorreu”, frisa a diretora Roselaine Cristine Schossler. “E as melhorias seguem. Por exemplo, a cerca lateral da escola está sendo trocada, e além da câmara de vigilância que recebemos já está sendo providenciada a instalação de um portão eletrônico”, ressalta. “Enfim, a escola está mais segura, para tranquilidade dos pais; está mais bonita, para ânimo das crianças, e está mais estruturada, para autoestima dos funcionários, e isso tudo reflete no orgulho da comunidade local”, finaliza.

Diversos

A Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, no Bairro Auxiliadora, apesar de ser uma das mais novas da rede, também precisou de reparos. Uma manta asfáltica foi colocada no telhado para evitar infiltrações, caixas d’água foram trocadas e a área dos fundos da escola foi cercada. A Emei Arroio do Ouro foi outra que teve área cercada. O telhado da Emei São João no Bairro Oriental também foi consertado. A Emef José Bonifácio, no Distrito de Costão, interior do município, ganhou um toldo no acesso, o que evita de todos se molharem na chegada ou saída da escola nos dias de chuva; e as caixas d’água da Emef Odilo Afonso Thomé também são novas. Dezenas de outras reformas foram realizadas nas demais escolas.

Referência

Para a secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, os avanços obtidos são fruto do trabalho voltado a uma proposta bem definida e clara. “Realizar melhorias, sem esquecer das antigas demandas, pois tudo reflete em avanços significativos nas mais diversas áreas”, explica. “Estamos investindo em inovações, como são os casos das câmeras de vigilância e os detectores de metais; também na questão educacional, com a proposta de dois professores por turma, mas não estamos esquecendo de oferecer ambientes mais bonitos, seguros, interativos, enfim, agradáveis, úteis, completos para todos”, diz. “Enfim, são reforços em recursos humanos, pedagógicos e estruturais com um único objetivo: manter Estrela como uma referência na educação pública e gratuita.”

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu