TURISMO & VIAGEM
Vem com a Gente conhecer o Alambique Berwanger, em Estrela
   
Um dos fundadores do Roteiro Delícias da Colônia, o Alambique Berwanger segue recebendo turistas de vários lugares do Brasil

Por Adriana Müller Lara e divulgação
30/08/2021 14h28

Há cerca de vinte anos era criado o Roteiro Delícias da Colônia, que teve entre os fundadores, o Alambique Berwanger. Localizado cerca de 8 km do Centro de Estrela, em Linha São José, no interior do município. Chegamos lá via bairro Boa União, estrada Gen.Osório RS 129, entrando à direita na estrada municipal Boa Vista, 545.

A casa em estilo enxaimel eo cipreste, ambos centenários, nos dão as boas vindas

Já na chegada o impacto é grande: um jardim, com um paisagismo caprichosamente bem cuidado, um lindo cipreste com mais de 100 anos e a belíssima casa em estilo enxaimel, datada de 1898, nos dão as boas vindas.

O jardim convida a passerar e registrar a visita

Detalhe - quem cuida do jardim pessoalmente é Lourdes, esposa do Inácio, que é neto do Mathias Henrique Berwanger, que foi quem construiu a casa centenária, a qual ainda mantém sua estrutura original, onde hoje são feitas as degustações.

Já na entrada podemos observar o carinho e cuidados no bem receber

Dona Lourdes é tão querida, tão receptiva, recebendo a todos com carinho, independente do dia da semana, que recebeu uma pequena fonte com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes no jardim da casa.

A adega nos aguarda com degustação de cachaças e licores, além da loja onde podemos adquirir os produtos

A história do Alambique Berwanger começou há 70 anos, antes mesmo do Inácio Berwanger nascer.  Vale destacar que, além da cana-de-açúcar (cachaça), o Alambique também produz licor de ameixa que é fabricado com o caroço da fruta; licor de figo, produzido com as folhas da árvore deste fruto; licor de laranja que também é cultivada na propriedade; assim como os demais licores de frutas. O único ingrediente que não é produzido na propriedade é o chocolate.

Na frente da casa tem uma gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes

O processo é todo artesanal, como é explicado na visitação. O objetivo do Alambique Berwanger é continuar a produção em pequena escala, valorizando a cachaça como patrimônio cultural brasileiro. 

As cachaças Ouro, Prata e Carvalho

A visitação começa  quando conhecemos o processo de produção artesanal de destilação da cachaça de cana-de-açúcar, onde vemos as instalações, sendo apresentada cada etapa, finalizando na adega, que fica no porão da casa, com a degustação das cachaças e licores produzidos ali, além de delicioso caldo de cana.

E o lançamento - Amburana

Fazem parte da degustação os 12 licores finos - abacaxi, laranjinha, figo, jabuticaba, butiá, cereja, morango,ameixa, hortelã, cravo e canela, café e chocolate; 1 licor seco de xarope de groselha e ervas, e 5 cachaças, sendo a Prata a mais tradicional, a Ouro (armazenada em barris de Cabreúva), a Grápia e a Cachaça envelhecia em Carvalho Americano e agora também a Cachaça de Amburana. Você degusta o que quiser.

Mais uma foto para deixar você com vontade de conhecer este lugar especial, aqui no interior de Estrela

Junto ao espaço ainda há a lojinha, cujos valores são bem acessíveis. 

A visitação para grupos precisa ser agendada. Já a visitação em carro particular, com a família ou amigos, por exemplo, acontece a qualquer momento sem agendamento, e é gratuita.

Mais informações

O Vem Com A Gente tem o apoio de Sicredi Ouro Branco

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu