TURISMO & VIAGEM
Amturvales apresenta hoje Calendário Oficial de Turismo
   
Guia digital para unir rotas e fortalecer setor será lançado hoje à noite, em evento para gestores públicos. Objetivo é integrar atrações como um produto único aos visitantes

Por Grupo A Hora
22/09/2021 15h59

Em busca de integrar as diferentes atrações turísticas regionais como um produto único, a Amturvales apresenta hoje à noite o novo Calendário Oficial de Turismo do Vale do Taquari. O evento ocorrerá na sede da Salva Craft Beer, em Bom Retiro do Sul, às 18h. Em virtude da pandemia, será uma atividade fechada, voltada aos gestores públicos da região.

A iniciativa da Amturvales conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Vales do Taquari e Rio Pardo. O calendário inclui um amplo guia digital, com mais de cem páginas, onde constam os roteiros e atrações turísticas, em ordem alfabética, e também com o custo aos turistas.

Segundo o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o calendário é focado sobretudo nas atrações turísticas da primavera e do verão, que ganham mais evidência com a chegada do calor. “Hoje, uma pessoa chega a região, se hospeda num hotel e pensa: Vou visitar o Cristo de Encantado e o que mais? Com esse guia, vai facilitar e muito a vida do turista”, afirma.

Também foi produzido um vídeo que será apresentado no evento, mostrando o que o Vale do Taquari oferece aos turistas. O material tem quase quatro minutos e foi desenvolvido com apoio da Plural Comunicação Integrada.

“Se o turista quer fazer os caminhos de Sério e Boqueirão do Leão, por exemplo, quer saber quanto isso lhe custará. E essas informações constam no vídeo. Será um evento festivo, para descontrair e atualizar o que temos de atrações turísticas na nossa região”, comenta Arenhart. Nas redes sociais da Amturvales, pequenas prévias do vídeo foram liberadas nos últimos dias para visualização do público.

“Não ficar só nos discursos”

Apesar do despertar dos gestores públicos em relação ao turismo, Arenhart acredita que a região ainda tem muito a caminhar para consolidar o Vale do Taquari como um produto turístico. Hoje, a Amturvales conta com 34 municípios associados e tem três turismólogos trabalhando diretamente nas comunidades.

“Turismo não é só restaurante, hotel e pousada. Tem gestor que divulga pontos turísticos sem sinalização e acesso adequados até eles. Tem que fazer a coisa andar, não ficar somente nos discursos. Eu conheço todos os 38 municípios da região e garanto que nós temos atrações turísticas nos 365 dias do ano aqui”, salienta.

Promotur

A atualização do Calendário Oficial de Turismo é uma das ações previstas dentro do PromoTur, projeto criado pelo Sebrae-RS baseado em estratégias para promover o turismo na região.

Desenvolvido e lançado ano passado, o projeto teve um custo de R$ 290 mil em seu primeiro ano. A maior parte (73%) foi custeado pelo próprio Sebrae-RS, enquanto o restante foi dividido entre empresas diversas e a Amturvales.

Exemplo do Cristo

Desde o primeiro semestre deste ano, o Cristo Protetor de Encantado recebe visitantes de todas as partes do Estado, e até do exterior. Mesmo ainda em obras, o monumento erguido no Morro das Antenas desperta a atenção de turistas pela sua imponência.

Cerca de 1,5 mil pessoas visitam o Cristo Protetor por fim de semana, a um custo de R$ 20. Arenhart acredita que a conclusão da obra, prevista para o fim do ano, fará com que ainda mais turistas venham ao local.

Fonte Grupo A Hora

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu