GERAL
Em Estrela, assembleia aprova criação da vice-presidência do Agronegócio na Cacis
   
Intuito é somar forças e oferecer soluções também ao setor primário

Por Édson Luís Schaeffer
08/10/2021 14h38

Em assembleia geral extraordinária na manhã desta sexta-feira, dia 8 de outubro, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) aprovou a criação da pasta da vice-presidência do Agronegócio. Ato solene que marcará oficialmente a criação da pasta está previsto para ocorrer durante a Estrela Multifeira, junto ao Porto.

A proposta de criação da pasta foi aprovada por unanimidade pelos associados presentes. O intuito é somar forças e oferecer soluções também ao setor primário. Assim, dentre os objetivos da nova pasta estão, juntamente com as demais entidades, pensar em ações voltadas ao agro, como eventos e capacitações, bem como buscar soluções aos problemas que o setor enfrenta.

A intenção é dar oportunidade aos empreendedores rurais mostrarem os seus cases e novidades do setor em eventos da Cacis, bem como facilitar, ainda mais, a participação do setor primário na Estrela Multifeira. Embora a pasta ainda não tivesse sido criada oficialmente no final de agosto, a Cacis foi peça importante para a conquista de três prêmios pela Agroindústria Estrelat, de Linha Santa Rita, no 9º Prêmio Vencedores do Agronegócio e 5º Prêmio Elas no Agro RS, promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).

A presidente da Cacis, Andreia Zwirtes Kich, colocou que a iniciativa de agregar o agro representa um marco para Estrela e para o Vale do Taquari, tendo em vista que são poucas as entidades empresariais da região que também contemplam o setor primário. "Estamos atendendo a um sonho antigo e, ao trazer o agro para junto da Cacis, vamos fortalecer ainda mais este setor, com a união de esforços buscando soluções, inovações e oportunidades", sublinhou.

A possibilidade de criar a vice-presidência do Agronegócio já havia sido levantada em gestões anteriores da Cacis e, após vários encontros com entidades ligadas ao setor primário, dentre elas Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater/RS-Ascar, Secretaria de Agricultura e União dos Produtores Feirantes, se entendeu que criar a pasta do agro junto à entidade seria importante para o fortalecimento do setor no município.

Hoje, o setor primário representa 36,3% do valor adicionado bruto de Estrela. São oito agroindústrias familiares, 965 propriedades rurais, 11.714 hectares de área rural e 1.556 agricultores. Além disso, Estrela é o maior produtor de suínos do Vale do Taquari, com 80 mil cabeças alojadas. Também é destaque na produção leiteira, com 290 produtores e 42 milhões de litros de leite por ano.

A vice-presidência do Agronegócio ficará sob responsabilidade do ex-presidente da Cacis, Pedro Barth, que em sua gestão já cogitava trazer o agro à entidade. Já os quatro diretores da pasta serão Márcio Mallmann, Guilherme Petter, Eliana Lenhard de Oliveira e Roberto de Oliveira.

Pedro Barth enalteceu que não se trata de mais uma entidade voltada para o agro, mas, sim, mais uma força que, junto com as demais representatividades, irá alavancar o setor primário.  "Vamos ao encontro do que o agro precisa e buscar soluções. O agro está crescendo cada vez mais e virou empresa. Então, nosso objetivo é somar forças com o setor", frisou.

 

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu