GERAL
CIC VT, com apoio do Sebrae e associações comerciais, constitui o Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas
   
Próximo passo é buscar o reconhecimento por parte do governo do Estado

Por Simone Wobeto
14/10/2021 15h34

Depois de uma intensa mobilização regional, o Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari ganha estruturação. A reunião, que selou essa longa caminhada, serviu para implantar o APL na região.  A iniciativa da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), com apoio do Sebrae e das associações comerciais dos municípios, visa potencializar as empresas da região, com o objetivo de aumentar a produção, e dessa forma, fomentar a economia ao gerar emprego e renda.

 

No encontro ficou definido que a CIC VT vai ser a entidade gestora do APL. A empresária Aline Eggers Bagatini ficará à frente do Conselho de Associados e Colaboradores, formado ainda por instituições de ensino, representantes da Federasul, FIERGS, Univates, associados e os indicados pelas principais associações comerciais da região. Aline destacou que agora começa um novo ciclo de crescimento para o setor. “ Aqui está a nossa chance, vamos unir forças, empresas da região e disseminar conhecimento, organizar eventos. Isso vai contribuir com o desenvolvimento e competitividade de toda cadeia produtiva. Vai ser um marco na história do Vale.” 

 

A administradora Leonita dos Santos Boufet vai ocupar o cargo de vice coordenadora.  Inicialmente cerca vinte e cinco (25) empresas de pequeno, médio e grande portes aderiram ao projeto. A composição envolve desde fornecedores de insumos, empresas de embalagens, de logística, fornecedores de matéria prima agrícola, empresas que comercializam ou industrializam produtos de ração animal, empresas que atuam em soluções de colheita e pós-colheita, empresas de assessoria e demais interessados.

 

De acordo com o presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa, a região inicia uma nova jornada, estimulando a inovação e cooperação entre as empresas do segmento alimentos e bebidas, bem como sua cadeia de fornecedores e prestadores de serviços. “ O Arranjo Produtivo Local na nossa região precisa se fortalecer e avançar para se consolidar como “O Vale dos Alimentos”. Este é um dos tantos projetos que compõem a estratégia da Entidade, que tem como propósito fortalecer o desenvolvimento econômico integrado do Vale do Taquari por meio do associativismo sustentável.

 

No evento realizado nesta quarta-feira (13), na Associação Comercial e Industrial de Lajeado, (Acil) os empresários aprovaram o regimento interno que define objetivos, atuação, direitos e obrigações dos associados. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas vai apoiar o APL por um período de dois (2) anos para ajudar na estruturação, no plano de ações e o estudo da cadeira produtiva de alimentos na região.

De acordo com o SEBRAE RS, a região dos vales tem 1.222 indústrias de alimentos e bebidas. A maior concentração está localizada nas cidades de Lajeado, Arroio do Meio, Teutônia e Estrela. O setor emprega mais de 16.600 pessoas, com destaque para os frigoríficos de suínos e aves. O estudo revelou ainda que a maior parte das empresas tem como atividade principal a fabricação de produtos de padaria e confeitaria, número que ultrapassa 30% do total de empresas registradas na região.

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Arranjo Produtivo Local

Os Arranjos Produtivos Locais são concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que mantém vínculos de articulação, interação, aprendizagem e cooperação entre si.

Vantagens:

- Facilitar o acesso de micro, pequenas, médias e grandes empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando ao seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.

- Incentivar a troca de informações entre as próprias empresas, com as entidades de classe, governos e instituições de ensino e pesquisa.

 

Benefícios:

Fortalecimento em pleitos por meio de ações integradas (negociação com Governo estadual e nacional);

- Participação em Editais voltados a APLs;

- Pontuação nos projetos FUNDOPEM;

- Acesso facilitado a serviços de crédito e financiamento;

- Acesso a mercados e ampliação de negócios;

- Aumento da competitividade setorial e individual;

- Participação conjunta em feiras e eventos;

- Realização de rodadas de negócios.

- Qualificação de recursos humanos através de cursos oferecidos;

- Acesso a informações sobre o setor e o mercado;

- Integração com outras empresas;

- Compras de insumos e matérias-primas em conjunto;

- Contratação de Consultorias e Assessorias em conjunto (ou via APL).

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Depois da formalização, o próximo passo é buscar o reconhecimento do APL Alimentos e Bebidas VT junto ao governo do Estado. A entidade gestora vai encaminhar uma série de documentação exigida para o credenciamento. Paralelo a esse trabalho, iniciam o projeto de governança e o desenvolvimento do plano de ações.

   

  

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