ESTRELA
Em Estrela, no Campeonato Municipal de Futebol, Aimoré e Alto da Bronze garantem vagas diretas
   
Times vencem mais uma e já estão garantidos nas semifinais. Última rodada no próximo domingo apontará as quatro equipes que poderão buscar as duas outras vagas nos jogos extras das quartas de final. As seis equipes restantes seguem com chances

Por Rodrigo Angeli
21/06/2022 11h29

Como previsto, não poderia passar deste domingo (19). Nem a matemática permitiria mais. O equilibrado Campeonato Municipal de Futebol de Estrela teria sim suas primeiras definições ao fim da penúltima rodada classificatória. As oito equipes do certame foram a campo com chances de tudo; umas com mais, outras menos. Ao fim das quatro partidas e 13 gols do domingo, as primeiras respostas: Aimoré e Alto da Bronze são os times que garantiram as duas vagas diretas nas semifinais. Os outros seis elencos seguem na luta por uma das quatro vagas que indicarão através de jogo extra – quartas de final – os outros dois semifinalistas. Respostas finais de fato só no próximo domingo (26), com a realização da última rodada classificatória, em jogos na Delfina e Linha Geraldo, às 13h30min e 15h30min.

Primeira vaga

A Delfina sediou duas partidas, ambas com os times do distrito local frente aos representantes ‘A’ e ‘B’ do Atlântico de Costão. Na primeira, o líder Aimoré mostrou que a derrota para o então lanterna Geraldense no domingo anterior foi mesmo apenas um desvio de rota. Goleou o Atlântico B por 6 a 1, selou a vaga direta e praticamente fez o mesmo com a liderança. Já o elenco ‘B’ de Costão caiu para último na tabela e agora buscará a vaga em outro complicado desafio no domingo: o novo vice-líder Alto da Bronze.

Na partida de fundos, o único jogo da jornada em que dois times que saíram de campo vitoriosos na rodada anterior estariam frente a frente. Nele, os anfitriões da Delfinense buscavam o terceiro sucesso e com ele praticamente garantiram a classificação. Do outro lado, o Atlântico ‘A’ vinha embalado em busca da segunda vitória seguida que igualmente poderia lhe deixar mais perto da vaga. Nenhum dos grupos obteve êxito em seus objetivos com o 0 a 0. Seguem na faixa de classificação, mas ainda ao alcance de quem está fora. E para complicar, os duelos do próximo domingo não projetam facilidades. Enquanto o Delfinense terá clássico contra o líder Aimoré, o elenco A de Costão fará confronto direto com a Geraldense.

Segunda vaga

Na primeira partida da tarde na Linha Lenz, Geraldense e Gaviões do BI foram a campo depois de resultados distintos na jornada anterior: uma vitória e uma derrota, respectivamente. Em campo, frente a frente, ocorreu o que não foi bom para nenhum: empate em 1 a 1. Com ele, o Gaviões perdeu de vez a chance da vaga direta. Já o Geraldense, se ao menos deixou de vez a lanterna, não ingressou na faixa de classificação. Na rodada final, enquanto o Gaviões joga por ao menos um empate diante do Atlético Estrelense, a Geraldense faz o confronto mais “direto” do próximo domingo com Costão ‘A’, sendo que tem a mesma pontuação que o adversário, mais piores critérios de desempate.

Na outra partida da tarde no local, também times em momentos opostos, e que seguiu. O Alto da Bronze, depois de vencer confronto direto com o Gaviões no domingo anterior, somou mais três pontos com o 3 a 1 sobre o Atlético Estrelense e garantiu ao menos a vaga nas semifinais. Time ainda briga pela liderança, mas para tanto precisaria vencer seu jogo e ainda torcer por tropeço do Aimoré seguido de uma grande indisciplina por parte deste, já que no primeiro critério de desempate o elenco da Delfina leva grande vantagem. Já o Atlético Estrelense, apesar de em 5º na tabela tem a mesma pontuação do primeiro time fora da faixa de classificação e apenas um ponto a mais que o novo lanterna, o que lhe pressiona a fazer bom resultado no próximo domingo contra o Gaviões se não quiser depender de resultados paralelos para seguir na disputa.

O campeonato

O Amador de Estrela, na categoria titular, volta a movimentar atletas de Estrela por campos do município após dez anos. E são mais de 240 atletas inscritos na promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel). Oito equipes da cidade e do interior participam do certame que terá dez rodadas e 34 partidas no total. Os jogos ocorrem sempre aos domingos em duas praças esportivas, respectivamente às 13h30min e 15h30min. Entrada franca para todos os confrontos. A arbitragem é por conta da Associação Regional de Árbitros (ARA).

Participam as equipes do Grêmio Esportivo Atlântico de Costão A; Grêmio Esportivo Atlântico de Costão B; Sociedade Cultural Esportiva Delfinense (Distrito da Delfina); Grêmio Esportivo Geraldense (Linha Geraldo); Sociedade Esportiva Alto da Bronze (Bairro Alto da Bronze); Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré (Distrito da Delfina); Atlético Estrelense (Bairro Marmitt/Moinhos); Gaviões do B.I (Bairro das Indústrias).

Fórmula de disputa

O sistema do campeonato prevê jogos de todos contra todos em turno único. Após os primeiros 28 confrontos se classificarão para a segunda fase os seis times de melhor campanha, sendo que os dois primeiros já estarão automaticamente classificados para as semifinais. Os seus adversários sairão dos confrontos (fase intermediária) entre os quatro demais: 3°x 6º; 4º x 5º. Nas semifinais e decisão (na casa de equipe de melhor disciplina entre os finalistas), também partidas somente de ida. Nos critérios de desempate, em sequência, número de vitórias, disciplina, saldo de gols, gols à favor, gols contra e sorteio.

Serão premiados os quatro primeiros colocados, sendo os três primeiros com troféus e medalhas. Outras premiações ainda são estudadas junto a apoiadores. Também serão premiados o campeão da disciplina, artilheiro, goleiro e atleta destaque, além de jogador revelação. E a cada jornada será eleito o craque da rodada por campo sede – melhor das duas partidas do respectivo local de jogos.

______________________________

Dia 19/06

6ª rodada do carnê – resultados

Linha Lenz

Geraldense 1x1 Gaviões do BI

Atlético Estrelense 1x3 Alto da Bronze

Delfina (campo da Delfinense)

Aimoré 6x1 Atlântico de Costão “B”

Delfinense 0x0 Atlântico de Costão “A”

 

Dia 26/06

7ª rodada do carnê – jogos

Delfina (sede do Aimoré)

13h30min – Gaviões do BI x Atlético Estrelense

15h30min – Aimoré x Delfinense

Linha Geraldo

13h30min – Alto da Bronze x Atlântico de Costão “B”

15h30min – Geraldense x Atlântico de Costão “A”

=========================================

 

Classificação

1° – Aimoré da Delfina: 15 (pontos) / 5 (vitórias) / 24 (disciplina)

2° – Alto da Bronze: 12 (pts) / 4 (vit) / 102 (dcp)

_______________________________________

3° – Gaviões do BI: 8 (pts) / 2 (vit) / 86 (dcp)

4° – Delfinense: 8 (pts) / 2 (vit) / 107 (dcp)

5° – Atlético Estrelense: 6 (pts) / 2 (vit.) / 33 (dcp)

6º – Atlântico de Costão ‘A:’ 6 (pts) / 1 (vit.) / 46 (dcp)

_______________________________________

7° – Geraldense: 6 (pts) / 1 (vit) / 76 (dcp)

8° – Atlântico de Costão ‘B’: 5 (pts) / 1 (vit.) / 55 (dcp)

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu